O Governo de Minas renovou, nesta quinta-feira (25/6), o contrato de gestão da Filarmônica de Minas Gerais com o Instituto Cultural Filarmônica, garantindo a continuidade das atividades da orquestra até 2030.
A assinatura foi realizada na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, consolidando um dos mais importantes projetos culturais do país e reafirmando o compromisso do Estado com a excelência artística, a formação cultural e o acesso à música de concerto
Coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), a renovação estabelece novas metas voltadas à ampliação do alcance social e territorial da Filarmônica. Entre os avanços previstos estão a criação da Orquestra Jovem, o aumento das vagas para músicos em formação, a expansão dos recitais da Academia Filarmônica e a realização de mais concertos gratuitos em cidades mineiras, fortalecendo a presença da música de concerto.
Novo contrato da Filarmônica de Minas Gerais amplia parcerias
O novo contrato também prevê a ampliação dos concertos especiais realizados em parceria com artistas e grupos mineiros, além da criação do Concurso Jovens Solistas, iniciativa que se soma a projetos já reconhecidos nacionalmente, como o Festival Tinta Fresca e o Laboratório de Regência, voltados ao incentivo de novas gerações de músicos, compositores e regentes.
A parceria firmada nesta gestão também amplia os Concertos Didáticos, atividade destinada a estudantes da rede pública de ensino e instituições sociais. O número de apresentações passará de 10 para 15 por ano, ampliando o alcance da iniciativa de 14 mil para 21 mil alunos anualmente. A expansão representa a inclusão de mais 7 mil estudantes em ações de formação e aproximação com a música de concerto.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, a renovação representa o fortalecimento de uma política pública que projeta Minas Gerais nacional e internacionalmente. “A Filarmônica de Minas Gerais é uma das maiores realizações culturais do nosso estado e um patrimônio vivo dos mineiros. Ao renovar este contrato até 2030, o Governo de Minas reafirma seu compromisso com a formação de talentos e a valorização da música como instrumento de desenvolvimento humano, social e econômico”, destaca.
Segundo o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Wilson Brumer, a renovação fortalece a dimensão estratégica da orquestra para Minas Gerais. “A renovação deste contrato mostra a importância que o Governo do Estado está dando a este importante ativo cultural e turístico que temos em Minas Gerais. As novas metas acordadas demonstram, também, nosso esforço para honrar a confiança que o Estado nos concede, de transformar, cada vez mais, a Sala Minas Gerais e a Filarmônica de Minas Gerais numa política de Estado”, afirma.
Homenagem a Itamar Franco
A cerimônia também marcará a inauguração do busto do ex-presidente Itamar Franco (1930-2011), que dá nome ao Centro Cultural Presidente Itamar Franco, e a reinstalação da placa inaugural da Sala Minas Gerais. Produzida pelo artista Evandro Carneiro, a obra passa a integrar o conjunto cultural que abriga, além da Sala Minas Gerais, a Rede Minas, a Rádio Inconfidência e a Mineiraria.
Criada em 2008 como resultado de uma política pública do Estado, a Filarmônica de Minas Gerais tornou-se referência nacional e internacional pela excelência artística de sua programação. Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti e composta por 90 músicos de diversas nacionalidades, a orquestra acumula prêmios, mais de 20 gravações e uma indicação ao Grammy Latino, contribuindo para consolidar Belo Horizonte como um dos principais polos da música de concerto da América Latina.















