fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • DivinaExpô
  • Presidente da Finep visita Divinópolis para acompanhar investimentos na UFSJ e dialogar com empresariado

Presidente da Finep visita Divinópolis para acompanhar investimentos na UFSJ e dialogar com empresariado

Image

A convite da secretária nacional de Finanças e Orçamento do PT, Gleide Andrade, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, estará em Divinópolis nesta quinta-feira (23), quando visitará a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Dona Lindu, às 8 horas.

Agenda será acompanhada por Gleide Andrade, da direção nacional do PT, que tem articulado recursos para Divinópolis e Centro Oeste mineiro, junto com a deputada estadual Macaé Evaristo.

Advertisement

Em seguida, às 10 horas, ele fará palestra na FIEMG Regional Centro-Oeste (Tv. Eng Benjamim de Oliveira, 144 – Esplanada). A expectativa é reunir em torno de 100 lideranças empresariais dos setores de metalurgia, confecção, hotelaria e vários outros para uma exposição sobre como desenvolver e apresentar projetos para ter acesso às fontes de financiamento da Finep. As agendas terão a presença da deputada estadual Macaé Evaristo.

A primeira atividade no Campus Dona Lindu será uma visita aos laboratórios de pesquisas que receberam recentemente verba de R$ 2 milhões da Finep, fruto de articulação de Gleide. Os recursos estão sendo investidos em pesquisas sobre novos fármacos para doenças como a Hemiplegia de Alternância de Infância (AHC), bastante rara, que atinge um a cada um milhão de pessoas.

Atualmente a pesquisa atua junto a 30 famílias que tem membros com a doença e ainda não há tratamento. O professor Leandro de Oliveira Barbosa, coordenador da pesquisa, informou que sua equipe atua em parceria com universidades como USP, UFMG e UFRJ, além de duas universidades dos Estados Unidos e uma da Inglaterra.

Acelerador Linear já está em processo de compra

Gleide tem atuado intensamente, junto com a deputada Macaé, para atrair recursos para Divinópolis e Centro Leste mineiro, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida da população, com saúde, educação e geração de emprego e renda. A mais recente conquista de Gleide para a região foi o Acelerador Linear para o Hospital São João de Deus. No valor médio de R$ 10 milhões, ele já está em processo de compra e vai beneficiar pacientes que precisam de radioterapia, abreviando o tratamento.

Nas várias frentes que tem trabalhado para estruturar e melhorar a saúde e educação públicas para a população de Divinópolis e cidades próximas, uma delas é a iniciativa de negociação com os ministérios da Saúde e Educação para a implementação do Hospital Universitário em Divinópolis – Hospital Escola.

São muitas as reuniões articuladas por Gleide em Brasília para que, através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estudantes dos cursos da área das ciências médicas possam ter aulas práticas. Além de beneficiar os estudantes o hospital, que será 100% SUS, desafogará os atendimentos de saúde da região.

Dia 24 de agosto Gleide teve reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, que determinou o início de estudos de viabilidade da implementação do Hospital Escola. Estiveram presentes o reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade e a diretora do Campus Dona Lindu, Herica de Lima Santos.

Palestras e diálogo com universidades e lideranças empresariais

Após a visita na manhã desta quinta-feira aos laboratórios da UFSJ, Pansera e Gleide dialogarão com a comunidade acadêmica sobre oportunidades, ações e perspectivas da Finep, que é uma agência pública que tem como missão promover o fomento público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades e instituições públicas ou privadas. A financiadora é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Às 10 horas Gleide acompanhará Pansera à sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Centro-Oeste (rua Engenheiro Benjamin de Oliveira, nº 144, bairro Esplanada), onde ele fará a palestra “Finep e o financiamento para empresas” com detalhes sobre como funciona a Financiadora, seus objetivos, linhas de crédito e oportunidades para a região.

A Fiemg Regional Centro Oeste congrega o Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (SINVESD), Sindicato da Indústria da Construção do Centro-Oeste de Minas (SINDUSCON-CO), Sindicato das Indústrias Siderúrgicas do Oeste de Minas (SINDIGUSA), Sindicato das Indústrias da Cal de Formiga e Região Centro-Oeste de Minas Gerais (SINDICAL), Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana (SINDINOVA), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna (SINDIMEI), Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais (SINDIEMG), Sindicato das Indústrias do Vestuário de Formiga (SINDIVESF), Sindicato da Indústria da Cerâmica para Construção e Olaria do Estado de Minas Gerais (SINDICER), Sindicato da Indústria da Fundição no Estado de Minas Gerais (SIFUMG).

À tarde Celso Pansera cumpre agenda em São João Del Rei, com visita ao campus Dom Bosco da UFSJ.

Agenda do Presidente da FINEP, Celso Pansera, acompanhado da secretária nacional de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade

Divinópolis – 23 de novembro de 2023

VISITA A UFSJ, CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU

Horário: 08h

Endereço: Universidade Federal De São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu

R. Sebastião Gonçalves Coelho, 400 – Chanadour

1)Visita guiada aos laboratórios com financiamento FINEP

2) Mesa de abertura

3) Apresentação da Pesquisa, da Pós-graduação e dos indicadores de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ

4) Oportunidades, ações e perspectivas da FINEP – Prof. Celso Pansera

5) Oportunidade para diálogo com a FINEP

VISITA A FIEMG – PALESTRA FINEP E O FINANCIAMENTO PARA EMPRESAS

Horário: 10h

Endereço: FIEMG Regional Centro Oeste

Tv. Eng Benjamim de Oliveira, 144 – Esplanada

Contato: Ricardo Teixeira – 31 99454-7170

mobile