No Brasil, 80% das crianças consomem ultraprocessados com frequência - Portal MPA

Publicidade

No Brasil, 80% das crianças consomem ultraprocessados com frequência

Postado em 12/12/2021 10:00

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio de instituições do Rio de Janeiro, além de universidades federais do Brasil, revelou que 80% das crianças brasileiras de até cinco anos costumam consumir alimentos ultraprocessados com frequência, como biscoitos e refrigerantes. A pesquisa faz parte do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI). A pesquisadora do ENANI e professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ, Elisa Maria de Aquino, fala sobre o resultado do estudo.

Para o levantamento da pesquisa, foram realizadas visitas domiciliares em 123 municípios brasileiros, entre fevereiro de 2019 e março de 2020, com um total de 14.558 crianças menores de cinco anos. Ainda segundo a pesquisa, o consumo dos alimentos ultraprocessados também faz parte da rotina de bebês menores de dois anos, considerado um grupo que menos ingere frutas e hortaliças. Elisa Maria de Aquino, pesquisadora do ENANI e professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ, comenta o índice de consumo de alimentos ultraprocessados.

Os dados mostram que apenas 22,2% das crianças brasileiras de seis a 23 meses são alimentadas preferencialmente com vegetais e frutas, em detrimento de produtos industrializados. Os resultados do ENANI mostram que a alimentação das crianças brasileiras está distante das recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As informações são da Radioagência Nacional.

Foto ilustrativa: Pixabay

O post No Brasil, 80% das crianças consomem ultraprocessados com frequência apareceu primeiro em Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade