fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Direto da AMIRT
  • Governo de minas suspende cirurgias eletivas do sus em sete regiões do estado

Governo de minas suspende cirurgias eletivas do sus em sete regiões do estado

Image

As cirurgias previamente agendadas pelos hospitais do SUS foram suspensas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). A medida foi publicada no Diário Oficial no sábado (13), atinge sete macrorregionais, e já está em vigor.

De acordo com a pasta, a decisão tem caráter preventivo e pode ser revista em 15 dias. Há exceção para pacientes cardíacos ou oncológicos com maior gravidade. Essa avaliação fica a cargo do médico especialista, que deve atestar se o atraso na cirurgia apresenta risco do paciente morrer.

A decisão, segundo a secretaria, está baseada em quatro eixos: cobertura de medicamentos, capacidade de atendimento, incidência e velocidade do avanço da Covid-19. Esses indicadores são reavaliados quinzenalmente.

Até segunda-feira (15), a Secretaria de Estado de Saúde apurou que 70,8% dos 4.057 leitos de UTI estão ocupados em Minas. Segundo a pasta, os feriados consecutivos, relaxamento das medidas de proteção, festas de fim de ano e a queda do isolamento são fatores que contribuíram no aumento da ocupação de leitos no estado.

A Suspensão vale também para municípios da Grande BH. Medida tem caráter preventivo e foi avaliada após aumento na taxa de ocupação de leitos, que chegou a 70,8% em Minas Gerais.

Em Viçosa, o boletim de ontem mostra que no município seis leitos de UTI disponíveis e cinco ocupados. São dois pacientes positivos de Viçosa e três de outros municípios.

O post Governo de Minas suspende cirurgias eletivas do SUS em sete regiões do estado apareceu primeiro em Primeiro a Saber.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

The post Governo de minas suspende cirurgias eletivas do sus em sete regiões do estado first appeared on Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT