Epamig divulga cartilha para orientar produtores de queijo sobre processos de cloração - Portal MPA

Publicidade

Epamig divulga cartilha para orientar produtores de queijo sobre processos de cloração

Postado em 20/03/2021 9:00

Com a cartilha, produtores irão aprender sobre processos de cloração para higienização e combate a micro-organismos

Para orientar produtores de queijo sobre cloração, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) disponibilizou cartilha gratuita em seu site.

A cloração pode ser usada para combater micro-organismos em queijarias e propriedades rurais, além de tratamento da água, desinfecção de superfícies e de utensílios. Porém, alguns cuidados devem ser tomados, para que o cloro desempenhe seu papel sem deixar resíduos. Para cada objetivo, uma concentração específica deve ser usada.

Advertisement

Dentre os assuntos abordados na cartilha, estão instruções de manuseio, preparo das soluções e eficácia da cloração.

Além disso, a cartilha traz orientações sobre o uso seguro da substância, que deve ser usada apenas com água filtrada e não pode ser misturada com detergentes e sabões. Em concentrações erradas, o produto pode deixar odores indesejáveis nos queijos.

A cartilha faz parte do projeto “Avaliação das concentrações das soluções sanitizantes empregadas no manejo de ordenha e do tempo de contato destas soluções com os tetos dos animais em fazendas da mesorregião dos Campos das Vertentes”, coordenado pelo pesquisador Paulo Henrique Costa Paiva e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

The post Epamig divulga cartilha para orientar produtores de queijo sobre processos de cloração first appeared on Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade