Publicidade

Consumidores projetam inflação mais alta para os próximos meses

Postado em 22/03/2021 14:00

Os consumidores brasileiros acreditam que a inflação para os próximos 12 meses vai ficar em 5,5%. O indicador alcançou, em março, o maior valor desde novembro de 2018. Os dados são do Índice de Expectativa de Inflação do Consumidor, divulgado nesta segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A proporção de consumidores que projetaram inflação acima da meta para 2021 estabelecida pelo Banco Central (5,25%) subiu de 37,1%, no mês anterior, para 43,8%.

Para a economista da FGV, Cláudia Perdigão, o movimento de alta do indicador está relacionado à trajetória de aumento dos preços dos alimentos e bebidas. Ela explicou que esses dois itens estão sendo influenciados pela mudança de hábito de consumo, provocada pela pandemia de covid-19 e pela alta do dólar.

Advertisement

Ela acrescentou que os consumidores das faixas de renda mais baixa foram os que projetaram inflação mais alta para os próximos 12 meses. Isto porque o aumento dos preços afeta de maneira mais intensa esses consumidores, devido à elevada participação dos alimentos e bebidas em suas cestas de consumo.

A pesquisa é feita com base em entrevista de consumidores das capitais Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife.

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Por: Agência Brasil

The post Consumidores projetam inflação mais alta para os próximos meses first appeared on Portal Amirt.

Postado originalmente por: Portal AMIRT

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!