fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Foi para meu aproveitamento

Image
Retirado do Site: https://pt.freeimages.com/photo/chalk-1422016

As palavras que ouvimos podem marcar nossas vidas permanentemente, seja para bom aproveitamento, seja para mal.

Hebreus 12.1-10

Nunca ouvi de meu pai ou de minha mãe uma palavra “amaldiçoadora”.

Retirado do Site: https://pt.freeimages.com/photo/chalk-1422016

Nunca ouvi de nenhum deles algumas frases populares como: “você vai passar por tudo que eu passei”, “você vai receber em troca tudo que estou passando”, “comi o pão que o diabo amassou e você também vai”, “você não será ninguém nesta vida”.

Mas já ouvi duras repreensões como: “você é responsável pelos seus atos, portanto veja o que faz, onde e com quem vai” quando andei com algumas pessoas que poderiam me influenciar. “Esforce para aprender pois o que aprendemos nem grades podem tirar”, quando não queria estudar.

“Um homem é conhecido pelo fio do bigode”, dizia o meu pai que nem barba e bigode tinha, mas me explicou o valor das minhas palavras. “Nunca se esqueça que onde você for alguém lhe observa”, para que eu soubesse que todos os meus atos serão um dia revelados.

Algumas vezes precisei ouvir a repreensão e ser punido fisicamente por isso. Na hora da ira no meu coração desejei que alguém fizesse o mesmo com eles (mais com minha mãe, pois meu pai só me bateu duas vezes enquanto esteve entre nós), já desejei até a morte dela porque a dor era forte (já me arrependi disso no mesmo dia).

Hoje tenho certeza absoluta que eles me ensinaram da melhor maneira possível dentro do seu conhecimento e dentro da forma como projetaram que seria nossa educação.

O autor de Hebreus estava dizendo: “Deus nos ama e por isso, corrige, repreende, exorta. Mesmo que seja doloroso, mesmo que seja difícil suportar a correção Ele o faz por nos amar e projetar para nós uma vida de excelência. Onde toda correção (mesmo carregada de tristeza) gerará fruto pacífico de justiça (dikaiosynē, equidade de caráter ou de atos, postura de retidão).

Pense nisso, você pode ficar revoltado, magoado, “nervosinho” quando for justamente repreendido, ou refletir na repreensão e mudar aquilo que desagrada o coração do Pai.

Um fraterno e grandioso abraço.
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade