fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: VALE3 vale a pena após mostrar bons sinais no 3T23?

Image

A Vale (VALE3) divulgou ontem, depois do fechamento do mercado, os números de produção e vendas do terceiro trimestre (3T23).

Queda na produção de minério

Os números da produção de Vale no 3T23 ficaram em linha com o consenso do mercado. 

No 3T23, a Vale totalizou 86,2 milhões de toneladas de minério de ferro, o que representa uma queda de -4% na comparação anual, dada a menor produção em Paraopeba e Serra do Norte.

Na comparação com o trimestre anterior, a produção cresceu +9% devido ao efeito sazonal típico do terceiro trimestre, período em que as chuvas dão alguma trégua nos principais sistemas da Vale.

A produção de Pelotas aumentou +11%, dado o incremento da produção do Sistema Sudeste da mineradora.

Resumo da produção da Vale no 3T23
Resumo da produção da Vale no 3T23

Outros metais da Vale

Em relação à produção dos Metais para Transição Energética, o ramp-up da produção da mina de Salobo III impulsionou o crescimento de quase +10% da produção de cobre da Vale, ao passo que a queda de -19% da produção de níquel foi resultado das paradas de manutenção nas operações do Canadá e da Indonésia.

Vendas de minério 

Ao contrário da produção, as vendas ficaram um pouco abaixo das estimativas. No 3T23, a Vale totalizou 78,3 milhões de toneladas de finos e pelotas de minério de ferro.

Já o preço realizado do minério ficou em US$ 105/tonelada, uma alta de +13% na comparação anual e +7% na comparação com o trimestre anterior.

Com estoques elevados e melhores condições de mercado — preços maiores e demanda resiliente —, a Vale acelerou suas vendas e reportou um crescimento de +6% comparado com o 3T22.

Resumo das vendas da Vale no 3T23
Resumo das vendas da Vale no 3T23

O que esperar dos resultados da Vale

Diante do aumento das vendas e dos preços, a expectativa para os resultados do 3T23 é um crescimento de +10% da receita, +15% do Ebitda e uma queda de -30% do lucro.

Os maiores volumes devem contribuir para a queda do custo caixa C1, que foi destaque negativo dos últimos trimestres. 

Cumprimento do guidance

Com a produção de minério de ferro acumulado até aqui, o guidance de 310 a 320 milhões de toneladas (em 2023) parece bastante plausível, diferentemente da produção de cobre, que a mineradora revisou para baixo, de 335-370 kt para 315-325 kt.