fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: Rumores sobre meta de inflação puxam Ibovespa para baixo

Finanças: Rumores sobre meta de inflação puxam Ibovespa para baixo

Image

O Ibovespa fechou com queda de 0,91% aos 107.849 pontos na terça-feira, 14, contaminado pelo pregão negativo em NY e pelos rumores de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deseja que a meta de inflação seja elevada em 1 ponto percentual, elevando o prêmio de risco e pressionando o câmbio.

Na véspera, o mercado também repercutiu declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Em entrevista ao Roda Viva, ele prometeu trabalhar com o governo do presidente Lula, negou ter defendido aumento da meta de inflação e disse que o ambiente econômico do país pode melhorar com pacote fiscal e reforma tributária.

Manchete pelo MoneyTimes diz "Lula quer 1 ponto percentual a mais na meta de inflação e Selic a 12% em 2023"
Fonte: MoneyTimes

Mudança na meta de inflação

Em meio ao cenário político ruidoso, o presidente do BC defendeu aos jornalistas participantes do Roda Viva que reduzir a meta de inflação (3,25% em 2023) agora pode ter um efeito contrário do desejado.

“Tem um grupo de economistas que diz que essa meta é muito baixa, que a inflação americana subiu e precisamos entender que ficou muito difícil atingir essa meta, porque ela foi definida em um momento em que a inflação mundial era baixa”, apontou.

“E tem outro grupo que acredita que se você aumentar a meta em um momento como este, em que as expectativas estão desancoradas, os economistas e os analistas vão projetar uma meta igual à nova, mas, como ela foi aumentada em um momento em que ela não está sendo atingida, vai ser exigido um prêmio de risco maior ainda. Você não só não ganha como vai perder flexibilidade“, afirmou o presidente do BC.

Postado originalmente por: Nord Research