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Finanças: NINJ3 vale a pena?

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Sumário

Dividendos ou crescimento?

Nós recebemos muito este tipo de pergunta: “Por que vocês não compram empresas que pagam dividendos gordos?”

E a resposta é muito simples, dividendo é apenas uma alocação de capital. A empresa escolhe se reinveste (crescimento) ou se distribui (dividendo).

  • Se investe com uma rentabilidade elevada, vale a pena reinvestir.
  • Se só consegue investir com rentabilidade baixa, vale a pena distribuir.

Eu sempre prefiro a com grandes vantagens competitivas (rentabilidade ou ROE alto), planos claros de crescimento (visibilidade de resultados) e que pagamos pouco pelos resultados (preço/lucro baixo).

As empresas que reinvestem bem multiplicam seu dinheiro (e os dividendos) a longo prazo.

NINJ3: -78% desde o IPO

GetNinjas (NINJ3) fez IPO em abril de 2021, foi avaliada a 1 bilhão de reais e, na época, dava Ebitda negativo de -52 milhões e prejuízo de -41 milhões.

A empresa captou R$ 300 milhões para fazer aquisições e impulsionar seu crescimento.

Oscilação de NINJ3 desde o IPO.
Oscilação de NINJ3 desde o IPO. Fonte: Bloomberg.

Dois anos depois, a empresa vale 220 milhões, não fez nenhuma aquisição e amarga uma queda de -78%.

Eu poderia entrar aqui na discussão dos excessos dos IPOs, mas vou deixar esse papo chato para outra hora.

NINJ3 ainda possui R$ 223,5 milhões, ou R$ 4,40 por ação, que pretende devolver a seus acionistas (NINJ3 negocia a R$ 4,37).

Sim, ela pretende pagar um “dividendo” de 100% do valor atual das ações. Bom, né?

NINJ3 é a “Uber dos serviços domésticos”

GetNinjas é uma plataforma que conecta garçons, pedreiros, encanadores (mais de 500 categorias)… às pessoas que precisam desses serviços.

Solicitações por categoria de serviço.
Solicitações por categoria de serviço. Fonte: GetNinjas

Assim como você chama um Uber, é só entrar no app e contratar diretamente um prestador de serviços.

Muito prático, né? Mas por que o prestador de serviço quer pagar um pedaço da sua renda para a NINJ3?

Motorista Uber dirige para 99, Lyft…

Lá atrás, essa história de “plataforma” era a nova “paleteria mexicana”, entretanto, com o tempo, percebemos que as plataformas não tinham muitas barreiras de entrada.

Na Uber fica bem claro. Se a Uber cobra demais do motorista, ele dirige para o Lyft, ou 99, ou qualquer outra “plataforma” disponível no mercado.

Gráfico apresenta prejuízo Uber (374m) de 2019 a 2023
Fonte: Bloomberg.

Resultado: competição alta e a Uber não consegue ganhar dinheiro. Nunca deu lucro e até hoje dá prejuízo com suas operações globais.

NINJ3: vendendo o almoço para pagar a janta

Sim, os resultados do GetNinjas estão melhorando. Ainda dando prejuízo, Ebitda negativo, em uma tendência altista, porém receita estável.

Gráfico apresenta prejuízo (4m); ebitda (-33m) e receita (16m) NINJ3
Fonte: Bloomberg.

É fácil entender a melhora de resultados. A companhia cortou custos de pessoal (muito bom) e de marketing (muito ruim) nos últimos anos.

Manchete Exame: "GetNinjas: "Tenho caixa para 25 anos de empresa", diz fundador"
Fonte: Exame.

Claro, é bastante positivo racionalizar o gasto de marketing, mas um corte de 80% é relevante. Como a empresa cresce sem marketing? Vemos que a receita da empresa não cresce desde o IPO.

GetNinjas já possui vantagens competitivas elevadas e sustentáveis para poder cortar investimentos? Ou está apenas tentando sobreviver?

Será que ela consegue atingir alta lucrativa com pouco investimento em marketing? Ou NINJ3 estaria vendendo o almoço para pagar a janta?

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Postado originalmente por: Nord Research