Sumário
- Dividendos ou crescimento?
- NINJ3: -78% desde o IPO
- NINJ3 é a “Uber dos serviços domésticos”
- Motorista Uber dirige para 99, Lyft…
- NINJ3: vendendo o almoço para pagar a janta
- NINJ3: reduzindo capital e desistindo do futuro
- Ninja mercenário ou um nobre samurai?
- Vale a pena comprar NINJ3?
Dividendos ou crescimento?
Nós recebemos muito este tipo de pergunta: “Por que vocês não compram empresas que pagam dividendos gordos?”
E a resposta é muito simples, dividendo é apenas uma alocação de capital. A empresa escolhe se reinveste (crescimento) ou se distribui (dividendo).
- Se investe com uma rentabilidade elevada, vale a pena reinvestir.
- Se só consegue investir com rentabilidade baixa, vale a pena distribuir.
Eu sempre prefiro a com grandes vantagens competitivas (rentabilidade ou ROE alto), planos claros de crescimento (visibilidade de resultados) e que pagamos pouco pelos resultados (preço/lucro baixo).
As empresas que reinvestem bem multiplicam seu dinheiro (e os dividendos) a longo prazo.
NINJ3: -78% desde o IPO
GetNinjas (NINJ3) fez IPO em abril de 2021, foi avaliada a 1 bilhão de reais e, na época, dava Ebitda negativo de -52 milhões e prejuízo de -41 milhões.
A empresa captou R$ 300 milhões para fazer aquisições e impulsionar seu crescimento.
Dois anos depois, a empresa vale 220 milhões, não fez nenhuma aquisição e amarga uma queda de -78%.
Eu poderia entrar aqui na discussão dos excessos dos IPOs, mas vou deixar esse papo chato para outra hora.
NINJ3 ainda possui R$ 223,5 milhões, ou R$ 4,40 por ação, que pretende devolver a seus acionistas (NINJ3 negocia a R$ 4,37).
Sim, ela pretende pagar um “dividendo” de 100% do valor atual das ações. Bom, né?
NINJ3 é a “Uber dos serviços domésticos”
GetNinjas é uma plataforma que conecta garçons, pedreiros, encanadores (mais de 500 categorias)… às pessoas que precisam desses serviços.
Assim como você chama um Uber, é só entrar no app e contratar diretamente um prestador de serviços.
Muito prático, né? Mas por que o prestador de serviço quer pagar um pedaço da sua renda para a NINJ3?
Motorista Uber dirige para 99, Lyft…
Lá atrás, essa história de “plataforma” era a nova “paleteria mexicana”, entretanto, com o tempo, percebemos que as plataformas não tinham muitas barreiras de entrada.
Na Uber fica bem claro. Se a Uber cobra demais do motorista, ele dirige para o Lyft, ou 99, ou qualquer outra “plataforma” disponível no mercado.
Resultado: competição alta e a Uber não consegue ganhar dinheiro. Nunca deu lucro e até hoje dá prejuízo com suas operações globais.
NINJ3: vendendo o almoço para pagar a janta
Sim, os resultados do GetNinjas estão melhorando. Ainda dando prejuízo, Ebitda negativo, em uma tendência altista, porém receita estável.
É fácil entender a melhora de resultados. A companhia cortou custos de pessoal (muito bom) e de marketing (muito ruim) nos últimos anos.
Claro, é bastante positivo racionalizar o gasto de marketing, mas um corte de 80% é relevante. Como a empresa cresce sem marketing? Vemos que a receita da empresa não cresce desde o IPO.
GetNinjas já possui vantagens competitivas elevadas e sustentáveis para poder cortar investimentos? Ou está apenas tentando sobreviver?
Será que ela consegue atingir alta lucrativa com pouco investimento em marketing? Ou NINJ3 estaria vendendo o almoço para pagar a janta?