fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Não entre no longo prazo agora

Image

Nord Insider

Olá, investidor.

Nesta quarta-feira, 9, o pré-mercado de Nova York opera em alta com cessar-fogo temporário na Ucrânia para a criação de corredores humanitários. A sessão promete bastante volatilidade com os investidores monitorando a alta nos preços das commodities e o andamento da guerra no Leste Europeu.

Na agenda econômica, o IBGE divulga, no Brasil, os dados de Produção Industrial de janeiro. Nos Estados Unidos, saem os dados atualizados de estoques de petróleo do país, divulgados pela Administração de Informação de Energia (EIA).


Embargo ao petróleo russo e consequências globais

O presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou na terça-feira, 8, a proibição de importação do petróleo russo. “Não vamos mais aceitar o petróleo da Rússia nos portos norte-americanos. Nós não vamos mais subsidiar as importações de Putin”, afirmou.

O objetivo? Colocar mais pressão para ajudar no fim da guerra.

O embargo ao petróleo russo fez os preços do barril do petróleo dispararem, chegando a bater mais de 130 dólares.

Com a disparada do preço do petróleo no mercado internacional, os papéis preferenciais da Petrobras (PETR4), que são os mais negociados, subiram +2,08 por cento na terça-feira, 8, recuperando parte das perdas na véspera. As ações da PetroRio (PRIO3), que chegaram a disparar cerca de +8 por cento, encerraram com alta de +1,42 por cento.

Congelamento de combustíveis

Como dissemos ontem, 8, a ideia, que ainda está sendo discutida e não tem um consenso geral, é a criação de uma espécie de tabela fixa e parte do aumento ser bancado pelos dividendos da Petrobras.

No entendimento da analista Giulia Nicola, da série O Investidor de Valor, mesmo com uma possível política do governo brasileiro de congelar os preços da gasolina — o que seria um desafio para a estatal —, isso deve afetar em algum momento a população. O principal meio de transporte de produtos no Brasil é por meio dos caminhoneiros, que seriam os principais impactados pelo possível aumento dos combustíveis, e quem deverá pagar a conta disso somos nós, consumidores.

Além disso, o Senado deve tentar votar nesta quinta-feira, 9, os dois projetos de lei que tramitam para suavizar a elevação da gasolina, PL 1.472, de 2021, e PLP 11, de 2020. Contudo, a votação ainda depende de negociações finais entre a Casa e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em relação ao gás natural, a Europa é extremamente dependente do seu fornecimento, e por isso ainda seguem em discussão se vão boicotar de fato a importação do gás russo ou não.

Com o boicote, podemos ver o preço do petróleo subindo ainda mais com o aumento da procura por outra fonte de energia.

Em Caracas. Com sanção à Rússia, imediatamente, o governo dos Estados Unidos foi à Venezuela para se encontrar com o presidente Nicolás Maduro.

O contexto político? A reaproximação da Venezuela indica que os americanos buscam por um aliado capaz de suprir essa necessidade energética da nação.


Não é hora de apostar no longo prazo

As perspectivas para a inflação global pioraram muito com a invasão russa à Ucrânia. Nas últimas três semanas, os preços do petróleo, gás natural, carvão e alumínio bateram máximas recordes. Commodities agrícolas como grãos e algodão também mostraram altas importantes.

Na visão da Marilia Fontes, analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, a alta nos preços das commodities e a pressão sobre a inflação corrente estão se mostrando mais persistentes e disseminadas. Nesse sentido, será mais difícil controlar o cenário inflacionário atual. Talvez o pior ainda não tenha passado.

O alerta foi feito com exclusividade aos assinantes do Renda Fixa Pro e, devido à gravidade, decidimos trazer publicamente para a news para que você também esteja ciente dos riscos à frente.

Nossa analista pede cautela para apostar nos títulos prefixados ou IPCA+ de longo prazo (acima de quatro anos). Lembrando que a Marilia também não gosta dos títulos de médio prazo (dois a quatro anos) porque, quando as taxas de juros sobem, esses títulos dão prejuízo de marcação a mercado.

Entendemos ainda que o FED, o banco central americano, não vai conseguir controlar o aumento de preços nos Estados Unidos com uma taxa de juros indo para +2 por cento, visto que a inflação no país já está em +7,5 por cento e vai continuar pressionada pelo forte aumento nos preços de algumas commodities.

Por esse motivo, reforçamos que trata-se de um momento delicado para o Brasil e para o mundo. É hora de sermos conservadores e de não correr riscos desnecessários.

Estamos cientes da atratividade das taxas de juros nas alturas, mas fiquem tranquilos. Com a Selic indo para +12,5 por cento (ou mais), vamos obter ganhos de aproximadamente +1 por cento ao mês nos títulos pós-fixados. Acesse todas as recomendações da carteira Renda Fixa Pro.

Mais uma vez, cuidado com os títulos prefixados e indexados à inflação de longo prazo. Em relação à inflação, o cenário está piorando, disse a nossa analista.

Na próxima semana, haverá uma monitoria na área de membros do renda fixa para esclarecer dúvidas e apresentar análises mais profundas sobre a dinâmica recente de inflação.

Postado originalmente por: Nord Research