fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: IPCA-15 revela a prévia da taxa da inflação de abril de 2023. Confira outros indicadores

Finanças: IPCA-15 revela a prévia da taxa da inflação de abril de 2023. Confira outros indicadores

Image

O IPCA-15 apresentou uma alta de +0,57% em abril, um pouco melhor que as expectativas do mercado de +0,60% e desacelerando em relação aos +0,69% do dado anterior.

Por outro lado, após quedas relevantes nos últimos dados, as medidas de núcleos (que têm por objetivo mostrar a parcela mais persistente da inflação), assim como os preços de serviços subjacentes (núcleos de serviços, que levam mais tempo para arrefecer) voltaram a subir.

Qual o valor do IPCA-15 hoje?

Em comparação com o IPCA de duas semanas atrás (referente a março), a média dos núcleos subiu de +0,36% para +0,45%. Já o grupo de serviços subjacentes subiu de +0,36% para +0,52%.

IPCA-15: preços de serviços e núcleos

Vale ressaltar que o acompanhamento dos núcleos e serviços é fundamental para entender o processo de arrefecimento da inflação e ter uma perspectiva em relação à dinâmica dos dados futuros.

Ou seja, é um cenário em que os sinais mostram que estamos caminhando na direção certa, com a Taxa Selic alta (13,75%) causando impactos na economia, refletindo numa inflação mais amena e atividade mais fraca (que, consequentemente, causa menores pressões inflacionárias), fatores que contribuem para o início do processo de queda da Selic daqui a alguns meses.

Ao mesmo tempo, as altas dos núcleos e serviços nesse último IPCA-15 mostram que a inflação ainda não está resolvida e devemos seguir acompanhando esse processo de arrefecimento de perto.

IPCA-15 acumulado últimos 12 meses

Acumulado em 12 meses ficou em 4,16%, mostrando um processo de arrefecimento da inflação em relação aos patamares pressionados de 2021.

Postado originalmente por: Nord Research