fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: FRAS3 vale a pena? O novo ciclo está só começando

Image

Para quem não conhece, a Fras-le (FRAS3) é aquela empresa “redondinha”, lucrativa e rentável.

Se você não vive na idade da pedra como os Flintstones, com certeza seu carro, moto, van, ônibus ou caminhão possui ou vai possuir algum produto da Fras-le.

Sem fazer distinção, a Fras-le atende desde o Fiat Marea Turbo até os mais luxuosos e potentes veículos.

Sumário

Ciclo 1 de crescimento

Ao longo dos quase 70 anos de história, a gaúcha Fras-le alcançou uma posição de destaque no desenvolvimento, fabricação e comercialização de peças.

O portfólio de produtos é extenso e diversificado, com mais de 12 mil produtos de fricção, componentes para sistemas de freio, suspensão, direção e powertrain, entre outros produtos.

Após décadas de expansão geográfica e diversificação do portfólio, a Fras-le se tornou a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina.

Linha do tempo.
Linha do tempo. Fonte: Fras-le.

E como não poderia ser diferente, com a consolidação no mercado nacional e o posicionamento internacional, a empresa viu sua receita mais do que dobrar entre 2019 e 2022.

A Fras-le alcançou um patamar que poucas empresas conseguem alcançar e ela quer mais.

Uma powerhouse e house of brands

Através das estratégias de expansão e das aquisições, a companhia se tornou — sem inglês desnecessário — uma potência (powerhouse) no mercado de reposição com diversas marcas (house of brands).

Linha do tempo.
Linha do tempo. Fonte: Fras-le.

Desde 2016, a companhia aumentou a receita de componentes para freio e entrou no segmento de componentes para suspensão, direção e powertrain.

Os resultados foram relevantes: entre 2016 e 2022, a receita teve um crescimento médio de aproximadamente +31% e o Ebitda de +28%.

Receita líquida anual por linha de produto.
Receita líquida anual por linha de produto. Fonte: Fras-le.

Tudo isso sem depender de montadora de veículos ou vendas de 0km.

Uma das vantagens da Fras-le é ter quase 90% da sua receita proveniente do mercado de Reposição ou Aftermarket (auto peças, oficinas, mecânicos etc.).

Além disso, com a expansão geográfica para os EUA, Ásia e Europa, atualmente, 38% da receita total da Fras-le é dolarizada.

No ciclo de crescimento entre 2016 e 2021, a Fras-le se consolidou como uma potência de peças de reposição.

Mas não para por aí, um novo ciclo está apenas começando.

Tentar conquistar o mundo

Para manter o pé no acelerador do crescimento, uma das principais estratégias do seu novo ciclo de crescimento é a expansão e consolidação no mercado internacional.

A Fras-le quer conquistar ainda mais o mundo.

O objetivo é aumentar sua exposição na América do Norte, Europa e Ásia, que são mercados mais maduros, mas que possuem um grande potencial.

O novo ciclo de crescimento já começou. Em fevereiro deste ano, a companhia anunciou a aquisição da Juratek, fabricante de produtos de frenagem (discos, pastilhas de freio etc.) com sede no Reino Unido.

Esse M&A foi apenas o começo do novo ciclo de crescimento, que deve refletir em uma maior representatividade do mercado externo e na receita nos próximos anos.

Mercado potencial de fricção no mundo.
Mercado potencial de fricção no mundo. Fonte: Fras-le.

Seja através de aquisições ou organicamente, com a expansão das suas operações atuais nos EUA, China e Índia, a Fras-le quer aproveitar o grande potencial do mercado de reposição ao redor do mundo.

E as oportunidades neste novo ciclo de crescimento não ficam só no mercado internacional.

Do Brasil para o mundo

Mesmo com uma ampla liderança da Fras-le no Brasil, o mercado doméstico de reposição apresenta oportunidades interessantes para a empresa.

Vendas de novos veículos, habitantes/veículos e idade média da frota por país.
Vendas de novos veículos, habitantes/veículos e idade média da frota por país. Fonte: Fras-le.

Com uma frota menor e mais envelhecida, quando comparado com outros países, o mercado brasileiro também deve contribuir neste novo ciclo de crescimento de Fras-le.

Através da expansão geográfica, ampliação e desenvolvimento de novos produtos, a Fras-le quer se tornar uma house of brands de autopeças mundial.

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente










Postado originalmente por: Nord Research