fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: “Faca caindo” ou oportunidade?

Image

Nord Insider

Olá, investidor.

Nesta segunda-feira, 28, o pré-mercado de Nova York opera em estável com os investidores preocupados com a agressividade dos aumentos das taxas de juros do Federal Reserve (Fed). Os mercados também seguem acompanhando as negociações entre Rússia e Ucrânia. Os ucranianos sinalizaram  uma possível adoção de um status neutro como parte de um acordo de paz com a Rússia.

Na agenda econômica, destaque para o Relatório Focus semanal com as projeções do mercado para a economia. Nos Estados Unidos, saem os dados sobre os estoques do atacado e a balança comercial, ambos referentes a fevereiro.

Principais assuntos de hoje:

  • Investimentos mais rentáveis em 2022;
  • Itaúsa reduziu a sua posição no capital social da XP Inc;
  • Netflix compra Boss Fight Entertainment;
  • “Faca caindo” ou oportunidade?.

Os investimentos mais rentáveis em 2022 — até 24/03/22

Os analistas Guilherme Tiglia e Gabriel Lima, da carteira Nord Dividendos, e Victor Bueno, da carteira Nord 10X, elaboraram uma análise sobre o desempenho do Ibovespa frente a outras alternativas de investimento em 2022.

Seguem os principais highlights:

1. No início do ano, observamos uma alta entrada de recursos estrangeiros, o que impactou positivamente alguns papéis, em especial aqueles com maior liquidez. Para se ter uma ideia, o saldo dos investidores estrangeiros em 2022 está próximo ao saldo de 2021 (87 bilhões de reais aproximadamente até agora, contra 102 bilhões de reais no ano passado). Somado a isso, o Índice Bovespa tem alta exposição a commodities e, com as restrições de oferta impostas pela guerra na Ucrânia, também acabamos tendo uma valorização —  apesar de toda a situação trágica, o Brasil acaba se beneficiando deste cenário.

2. Por outro lado, um dos motivos pelos quais as Bolsas lá fora não estão performando bem é o medo dos investidores em relação à alta de juros, especialmente nos EUA. Como já passamos por um aumento de juros relevante aqui, no Brasil, desde o ano passado, acabamos ficando mais protegidos em relação a esse tema, pois nosso diferencial de juros está alto em relação à média global.

3. E tem mais. Com CDI elevado, o investimento em renda fixa vai ficando cada vez mais atrativo para os investidores e também chama a atenção para a entrada de recurso externo. Com o maior fluxo de capital gringo, o real vai se valorizando e o dólar vai perdendo força. Em linhas gerais, juros e escalada de commodities vêm atraindo os estrangeiros e colocando pressão sobre o dólar.

4. A inflação também já era algo que estava pegando, e o aumento de custos fica cada vez mais presente como um ponto de atenção. A consequência disso é que os juros devem continuar em um movimento de ascensão, tanto aqui quanto lá fora.

Considerações finais: É claro que não é só sair investindo em qualquer coisa, sempre avalie as alocações que te deixam mais confortável em cada tipo de estratégia. E quando o assunto é Bolsa, o importante é fazer uma análise caso a caso.

Um bom ponto de partida são as carteiras recomendadas pelos nossos analistas e, sempre que possível, acompanhe o nosso Telegram para saber as notícias que movimentam o mercado financeiro.


Itaúsa reduz participação na XP; ainda vale a pena investir nos BDRs da companhia?

Os BDRs da XP investimentos (XPBR31) fecharam em forte queda de -5,86 por cento na semana passada, pressionados pelo movimento de Itaúsa (ITSA4), que vendeu 12 milhões de ações classe A de emissão da XP Inc., correspondentes a 2,14 por cento do capital total corretora, pelo valor aproximado de 1,8 bilhão de reais.

A holding já tinha vendido uma primeira fatia de sua participação desde a cisão do Itaú na XP, em dezembro, e levantou 1,2 bilhão de reais com a venda de 7,8 milhões de ações.

A previsão é que até outras 24 milhões de ações ordinárias sejam alienadas ainda este ano, mas não há cronograma definido, segundo informações do Pipeline.

Postado originalmente por: Nord Research