fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Ethereum: o sinal mais claro de “oportunidade”

Image

Este não é um texto puramente teórico: é um estudo de caso de uma oportunidade muito clara para quem tem paciência e foco no longo prazo.

Mas vou dar uma passada rápida em alguns pontos teóricos no que tange ao investimento por valor/por crescimento antes de entrar no estudo de caso específico que quero trazer para você, hoje, como uma boa oportunidade de longo prazo!

O lado irracional no curto prazo

Periodicamente, realizamos uma reunião entre os analistas da Nord. Cada um traz alguns casos de investimento para debater e falamos sobre o que estamos pensando para nossas respectivas carteiras.

Uma coisa que ouvi muito na última reunião é que “os fundamentos estavam andando, mas o preço não estava acompanhando”. Quando se trata de ações, isso é apenas um dos vieses a serem estudados. O cenário político e o cenário macroeconômico influem muito sobre o preço das ações.

No entanto, sem sombra de dúvidas, uma ação, ou um ativo qualquer, que tem fundamentos melhorando e o preço não correspondendo no curto prazo é um bom alerta de que podemos ter uma boa oportunidade de longo prazo diante dos nossos olhos!

Foi, de certa forma, curioso (até engraçado) para mim ouvir isso de tantos analistas de ações. Curioso porque esse não é o mercado que eu cubro. Entendo o básico de ações, mas na prática apenas sigo o que os outros analistas da casa falam.

Foi muito curioso para mim porque o que eles estão relatando de seus respectivos mercados, eu vivi na pele intensamente no ano de 2022.

Se você é “eclético” no ramo de investimentos, provavelmente já suspeita de qual mercado estou falando. Se você ainda não sabe do que estou falando, vou colocar o gráfico do principal ativo do mercado que cubro em 2022:

Gráfico do Bitcoin contra o dólar em 2022
Fonte: Trading View

Isso que você está vendo acima é o gráfico do Bitcoin contra o dólar em 2022.

Caiu bastante, né?

E se eu te falar que, dentro do mercado de criptoativos, que é o mercado que eu cubro, ele foi o que menos caiu nesse período?

Assustador, eu sei.

Mas isso é passado.

2022: o “reset” do mercado cripto

O que eu quero ressaltar aqui é que o ano de 2022 foi um ano de limpeza do mercado, em que diversos ativos ruins deixaram de existir ou quebraram ao longo do processo. Inúmeras empresas deixaram de existir. O mercado enfrentou um verdadeiro “reset”.

Durante esse reset, vimos vários ativos que tiveram seus preços reduzidos significativamente ao longo do ano passado melhorando seus fundamentos!

São essas as joias raras que buscamos. Os grandes valores para o longo prazo.

Para mim, o exemplo mais claro não é o Bitcoin, apesar dessa lógica se aplicar bem a ele.

Mas, assim como na queda, na retomada do mercado, o Bitcoin tende a não ser o ativo que mais ganha preço e, por consequência, também não ser o que traz mais valor para os investidores.

Na nossa carteira, no Nord Crypto Master, conseguimos manter alocações constantes nesses bons ativos durante todo o período de baixa de 2022. Reduzimos bastante os nossos preços médios e filtramos os projetos que não vinham desempenhando tão bem nos aspectos fundamentais.

Nosso processo de análise é bem criterioso, me considero bem “chato” com os ativos. Mas é essa conduta, focada em poucos ativos, apenas nos melhores, que me trouxe excelentes retornos ao longo desses 7 anos que invisto no mercado cripto.

Postado originalmente por: Nord Research