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Finanças: Espaçolaser e a “crise estética” em seus resultados

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Toda queda no mercado de ações é uma oportunidade?

Uma das empresas que eu mais recebo perguntas é a Espaçolaser (ESPA3).

Com um mercado mais estressado, a queda das ações se mostra uma oportunidade forte de compra?

Desde o IPO, Espaçolaser apresenta um prejuízo de 94% nas ações em Bolsa
Fonte: Bloomberg

As ações caem cerca de -94% desde o IPO e não me parece ter espaço para melhora no curto prazo, por maiores que tenham sido os esforços da gestão.

Após fevereiro de 2021, quando o IPO foi realizado, a companhia fez um aumento de capital de quase 90% abaixo do preço da oferta pública inicial diante do insucesso de crescimento na abertura de novos pontos e aquisição de franquias.

Com as tentativas gerando pouco resultado e o aumento da competição, o oceano azul da ESPA não é mais o mesmo.

Existe mais mercado endereçável para ESPA?

O que sempre nos preocupou na tese foram basicamente os pontos de baixa barreira de entrada, já que é necessário um espaço de apenas 25 a 60 metros quadrados, e o equipamento depilador (Laser Alexandrite), que é facilmente comprado no Mercado Livre por R$ 40 mil.

Embora o baixo investimento se traduza em escalabilidade – e percebemos isso com o crescimento e número de lojas, também se mostra um modelo facilmente replicável por concorrentes.

GioLaser, LaserFast, OpenLaser, DioLaser, Emporium da Beleza…

Todos atuando pela mesma fatia de 8% da população que faz parte do mercado de estética a laser.

Em mercados mais maduros – como Estados Unidos – essa fatia pode chegar até 50%, sendo um processo exaustivo de educação de seus clientes para que a população queira avançar em procedimentos estéticos e tope deixar um percentual de sua renda dedicado a isso.

É um mercado que precisa de tecnologias cada vez mais avançadas, enormes investimentos de participantes da indústria em pesquisa e desenvolvimento para manter as aplicações seguras, além de um forte investimento em marketing.

Para funcionar aqui no Brasil, seria necessária a combinação tecnologia + educação dos brasileiros para atenção e direcionamento de renda ao segmento + aquisições.

Postado originalmente por: Nord Research