Toda queda no mercado de ações é uma oportunidade?
Uma das empresas que eu mais recebo perguntas é a Espaçolaser (ESPA3).
Com um mercado mais estressado, a queda das ações se mostra uma oportunidade forte de compra?
As ações caem cerca de -94% desde o IPO e não me parece ter espaço para melhora no curto prazo, por maiores que tenham sido os esforços da gestão.
Após fevereiro de 2021, quando o IPO foi realizado, a companhia fez um aumento de capital de quase 90% abaixo do preço da oferta pública inicial diante do insucesso de crescimento na abertura de novos pontos e aquisição de franquias.
Com as tentativas gerando pouco resultado e o aumento da competição, o oceano azul da ESPA não é mais o mesmo.
Existe mais mercado endereçável para ESPA?
O que sempre nos preocupou na tese foram basicamente os pontos de baixa barreira de entrada, já que é necessário um espaço de apenas 25 a 60 metros quadrados, e o equipamento depilador (Laser Alexandrite), que é facilmente comprado no Mercado Livre por R$ 40 mil.
Embora o baixo investimento se traduza em escalabilidade – e percebemos isso com o crescimento e número de lojas, também se mostra um modelo facilmente replicável por concorrentes.
GioLaser, LaserFast, OpenLaser, DioLaser, Emporium da Beleza…
Todos atuando pela mesma fatia de 8% da população que faz parte do mercado de estética a laser.
Em mercados mais maduros – como Estados Unidos – essa fatia pode chegar até 50%, sendo um processo exaustivo de educação de seus clientes para que a população queira avançar em procedimentos estéticos e tope deixar um percentual de sua renda dedicado a isso.
É um mercado que precisa de tecnologias cada vez mais avançadas, enormes investimentos de participantes da indústria em pesquisa e desenvolvimento para manter as aplicações seguras, além de um forte investimento em marketing.
Para funcionar aqui no Brasil, seria necessária a combinação tecnologia + educação dos brasileiros para atenção e direcionamento de renda ao segmento + aquisições.
Postado originalmente por: Nord Research