fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: DISB34 é o BDR da Disney na B3. Vale a pena investir?

Image

Inicialmente, o conteúdo que havia sido programado para ser compartilhado na nossa newsletter de hoje era a fórmula mágica para você, caro investidor, ficar multimilionário com bolsa em apenas 1 mês.

Mas como muitos sabem, o Bruce está deslumbrado com suas férias em um dos cantos mais mágicos do mundo.

Em vez de falar sobre sonhos distantes, resolvi escrever sobre um lugar onde os sonhos se tornam realidade: a Disney.

Afinal, a empresa criou, ao redor de sua marca, justamente esse conceito, vide o clássico slogan: Where Dreams Come True(Onde Sonhos se Tornam Realidade, na tradução para o português).

Então apertem os cintos e mantenham as mãos e braços para dentro do carrinho, pois essa empresa é puro encantamento.

A Disney

Montagem ilustrativa do Bruce na Disney
Bruce com o logo da Disney no fundo. Fonte: Nord Research

A Disney foi fundada há exatos 100 anos, em 1923, por Walt Disney e seu irmão, Roy Disney. Na Califórnia, eles tiveram sucesso em achar um distribuidor em Nova York para lançar uma animação sobre Oswald, o Coelho Sortudo.

O rápido sucesso da animação ensinou uma lição amarga, mas importante para Walt Disney: tenha certeza de ter as patentes de suas criações. O distribuidor de Nova York passou a perna nos irmãos e os abandonou em busca de parceiros que fizessem as animações por menos dinheiro.

Walt e Roy não possuíam as patentes do personagem Oswald e não tiveram como evitar que o personagem fosse roubado.

Mas a magia do destino trouxe o próximo personagem de Walt Disney. Em 1926, foi criado o Mickey Mouse, personagem que, por anos, fez e segue fazendo um sucesso estrondoso.

Em 1930, Walt deu seu segundo grande passo para tornar a Disney o sucesso que é hoje. Um homem ofereceu a ele US$ 300 para poder colocar o rosto do Mickey em um flipbook. E, assim, deu-se início ao negócio de Merchandising da Disney.

Animação quadro a quadro do Mickey de 1930
Flipbook do Mickey de 1930. Fonte: Hakes.com

Foram inúmeras empreitadas de sucesso, mas é impossível de deixar de comentar o sucesso que a empresa teve com a animação de A Branca de Neve, em 1937. Na época, foi o filme de maior bilheteria da história seguido por grandes clássicos como Pinóquio, Dumbo, Bambi, entre outros.

Mas os sonhos de Walt Disney não poderiam se limitar apenas às telas de cinema. Em 1955, a Disney inaugurou mais um de seus braços, o primeiro parque temático: a Disneylândia.

Walt Disney na Disneyland
Walt Disney na Disneyland. Fonte: D23.com

E, assim, foi se construindo o império temático, o sonho de Walt, um lugar onde famílias poderiam viver a magia das telas no mundo real.

A empresa jamais deixou de inovar. Ao longo dos anos, deixou de ter apenas programas de TV e passou a ter seus próprios canais de televisão. Hoje já possui inúmeros canais de diversas franquias e gêneros.

Seus estúdios foram ficando cada vez maiores e com inúmeros filmes de sucesso. Não apenas animações, mas também com filmes de diversos estúdios.  

Além do complexo de vários parques em Orlando, a empresa passou a ter unidades na Califórnia, França, Japão (licenciado) e na China (possuem participação).

Foram inúmeras aquisições de canais diferentes, estúdios renomados como Marvel e LucasFilms (Star Wars), entre outros.

Com tudo isso, este foi o império construído:

Mapa da Disney
Mapa de empresas dentro da Disney. Fonte: innovestor.substack

Postado originalmente por: Nord Research