fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: Colocando o pezinho na renda fixa com prudência

Image

Sabemos que o cenário econômico para o Brasil é desafiador. Temos um déficit primário de cerca de 2,5% do PIB que vai pressionar a dívida para cima.

Também temos um crescimento econômico que deve perder força no futuro próximo por conta das altas taxas de juros, podendo prejudicar ainda mais a situação fiscal.

Como se o cenário não fosse desafiador o bastante, temos ainda um presidente que anda falando mal do Banco Central. Em entrevista na quarta-feira, 18, à GloboNews, o atual presidente disse: “Por que o banco é independente e a inflação está do jeito que está?”.

Lula havia dito, em outras oportunidades durante a pré-eleição, que tínhamos metas de inflação, mas não tínhamos meta de crescimento.  

As falas do novo governo e a aprovação da PEC da Transição fizeram com que os prêmios de risco no Brasil aumentassem bastante.

Hoje temos uma das maiores taxas de juros reais do globo, além das maiores para o nosso próprio padrão histórico. A bolsa também está bem descontada, nos menores patamares de Preço/Lucro que já vimos no passado.

Ou seja, tem prêmio! E as falas de ontem do presidente ajudam a manter os prêmios em patamares bem elevados.

Se as taxas estivessem baixas, com o cenário desafiador, teríamos que nos manter conservadores, pois não é uma questão de ficar tomando risco pelo risco.

Assimetria de retorno

O que temos que procurar é uma situação de assimetria. Ou seja, o risco existe, mas a taxa está tão alta que tem pouco espaço para piorar.

Este é exatamente o cenário que eu vejo hoje: prêmios altos e convidativos e um cenário ainda bem desafiador.

Mas, por conta dessa assimetria positiva, eu estou saindo um pouco da segurança dos pós-fixados e começando a colocar meu pezinho em títulos que podem dar retornos mais agressivos na renda fixa.

O que mais atraiu meus olhos é que esses títulos são de emissores extremamente seguros. Ou seja, eu não estou correndo mais risco do que preciso, até porque, mesmo nesses emissores, eu já teria bastante retorno.

Além disso, os títulos que eu estou entrando têm um bom benefício tributário, o que faz toda a diferença.

Postado originalmente por: Nord Research