fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: Bradesco (BBDC4) vale a pena depois de divulgar resultados fora do guidance na maioria dos indicadores?

Finanças: Bradesco (BBDC4) vale a pena depois de divulgar resultados fora do guidance na maioria dos indicadores?

Image

O banco Bradesco (BBDC4) reportou resultados do 4T23 com +80,4% no lucro líquido na comparação anual. Mesmo com o bom crescimento, a companhia apresentou números abaixo da expectativa do mercado. 

Principais destaques do Bradesco no 4T23

O forte crescimento de lucro foi impulsionado pela comparação fácil (easy comps) em relação ao 4T22, em que a companhia foi impactada pelo “efeito Americanas”. As provisões caíram cerca de -29,3%, o que também contribuiu para um melhor resultado na linha de lucro.

Advertisement

Considerando eventos não recorrentes da companhia, como provisões para reestruturação de agências e passivos contingentes (possíveis obrigações ainda não confirmadas pela companhia), o lucro do Bradesco cresceu apenas +18,5%.

A margem financeira com clientes, que possui maior impacto nos resultados do banco, apresentou queda de -3,3% na comparação anual em função da melhora de margem nas operações de crédito (consignado, financiamento imobiliário) com clientes. 

Dos segmentos mais rentáveis, pela resiliência dos resultados independentemente da situação do mercado, os resultados foram positivos para as receitas de seguros, previdência e capitalização, com crescimento de +10,3% na comparação anual, mas ruins em serviços bancários, com queda de -2,4% em relação ao 4T22.

Na carteira de crédito, segmento menos rentável diante da oscilação com o mercado, apresentou queda de -1,6% na carteira de crédito expandida. A queda é explicada pelo segmento de pessoa jurídica (responsável por 58% da carteira total) nas linhas de capital de giro e financiamento ao comércio exterior.

A inadimplência do banco ficou estável em relação ao 4T22 diante da melhora da carteira de crédito para pessoas físicas. 

Bradesco: projeções para 2024

A companhia foi bastante vocal em focar o ano de 2024 em transição, como indicado em seu guidance, que orienta o mercado a observar um possível crescimento em suas linhas de negócio.

Resultado 4T23.
Fonte: Bradesco RI

Consideramos bastante positiva a mudança da gestão e a estratégia de otimização de recursos (em especial, agências) para melhorar a rentabilidade.

Atualmente, o ROE da companhia está em 10%, bastante abaixo dos pares do mercado, como Itaú (ITUB3), com 21%, e BTG Pactual (BPAC11), de 23,4% no 4T23.

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente











Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.

Vale a pena investir nas ações do Bradesco (BBDC4)?

Negociando a 12x lucros, 1,1x patrimônio, a companhia não está muito barata para compensar o risco de resultados estáveis ou baixos no ano 2024, além de termos pouca visibilidade quanto aos planos e, principalmente, aplicação e resultados da nova gestão.

Acompanhamos Bradesco muito de perto, mas por enquanto recomendamos ficar de fora das ações da companhia.

Postado originalmente por: Nord Research

mobile