fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: Ações do agronegócio para investir em 2023: TTEN3 e BEEF3 estão entre as melhores

Finanças: Ações do agronegócio para investir em 2023: TTEN3 e BEEF3 estão entre as melhores

Image

O agronegócio é, de longe, um dos setores mais importantes para o Brasil, sendo responsável por cerca de ¼ do PIB do país.

Participação do agronegócio no PIB do Brasil representou 24,8% em 2022
Participação do Agronegócio no PIB do Brasil. Fonte: Cepea

O setor envolve uma cadeia que engloba atividades como produção agrícola (incluindo a pecuária), comercialização de insumos (defensivos, fertilizantes etc.), desenvolvimento de maquinários e industrialização dos campos, entre outras.

O ano de 2023 tende a ser muito positivo para o agro brasileiro, com boas perspectivas de uma safra agrícola recorde e um ciclo positivo do gado no país, com maior disponibilidade para o abate. A expectativa é que o PIB do setor cresça cerca de +10% neste ano.

Como investir no agronegócio?

Com um enorme leque de possibilidades e oportunidades, muitos investidores buscam alocar parte de sua carteira no agronegócio.

Para isso, existem algumas formas de investimento disponíveis tanto na renda fixa quanto na renda variável.

Começando pela renda fixa, os principais instrumentos ligados ao agro são os CRAs (certificados de recebíveis do agronegócio) e as LCAs (letras de crédito do agronegócio), que são títulos destinados à captação de recursos a serem aplicados em atividades rurais.

Como são investimentos que financiam o crescimento e desenvolvimento de um dos principais setores da nossa economia, o governo oferece um grande benefício para seus investidores: a isenção de imposto de renda sobre os ganhos na operação.

Fugindo um pouco da renda fixa, ainda temos os Fiagros, fundos de investimento criados em 2021 e que são habilitados a investir em (i) direitos creditórios do agronegócio; (ii) participações em empresas do setor ou (iii) propriedades imobiliárias rurais.

Porém, um dos investimentos mais buscados nesse mercado está localizado na bolsa de valores (B3), onde encontramos ações de empresas do agro que atendem tanto os investidores que procuram valorização de seus papéis como aqueles que buscam bons dividendos.

O agronegócio na bolsa de valores

Devido à importância do setor, muitas empresas do agronegócio brasileiro decidiram entrar na bolsa de valores como forma de impulsionar ainda mais seus crescimentos individuais.

Atualmente, existem dezenas de companhias do agro listadas na B3, de diferentes segmentos de atuação (frigorífico, agroenergia, agroquímico, trading e comércio, entre outros), objetivos e valores de mercado.

Somadas, as dez maiores empresas do agronegócio listadas na bolsa brasileira possuem um valor de mercado de mais de R$ 150 bilhões — número semelhante ao de grandes bancos no país (como Bradesco e BB) e praticamente metade do que a Petrobras vale atualmente.

O valor de mercado das 10 maiores empresas do agronegócio brasileiro. Em primeiro lugar, por valor de mercado, JBS e Raízen em segundo.
Ranking das 10 maiores empresas brasileiras do agronegócio listadas. Fonte: Bloomberg

Top 3 ações do agronegócio para 2023

Ainda que seja essencial para o desenvolvimento do país, o agronegócio é composto por empresas boas e outras nem tanto. Ou seja, não é porque o setor é bom que todas as companhias atreladas a ele se configuram como bons investimentos.

Caso você, que está lendo este artigo, seja um dos investidores que busca entrar ou expandir sua posição no agronegócio, eu listei abaixo as três empresas do setor que considero como as mais promissoras não somente para 2023 como também para o longo prazo.

1. 3tentos (TTEN3)

Fundada em 1995, a 3tentos é uma empresa familiar que atua fornecendo soluções e suporte ao agronegócio.

Inicialmente, a companhia surgiu como produtora de sementes e, ao longo dos anos, foi verticalizando a sua cadeia produtiva de modo a incorporar novas soluções e atividades que complementam o ciclo produtivo e industrial.

Assim, tornou-se uma empresa verticalmente integrada no setor com atuação em cerca de 57 filiais, três parques industriais, além de um centro de pesquisa tecnológico e unidades para beneficiamento de sementes e mistura de fertilizantes.

A 3tentos possui um completo ecossistema com três principais frentes de atuação: (i) varejo (venda de insumos agrícolas e fertilizantes); (ii) grãos (venda para clientes finais ou tradings) e (iii) indústria (fabricação de produtos como farelo de soja e biodiesel).

As frentes de atuação da 3Tentos dividem-se em varejo, grãos e indústria
Ecossistema da 3tentos. Fonte: 3tentos

Seu portfólio diversificado vem permitindo a ela entregar resultados crescentes e resilientes nos últimos trimestres, mesmo em cenários desafiadores, como a forte estiagem registrada no sul do país no início de 2022.

Em 2023, porém, a tendência é que a 3tentos entregue números ainda melhores para seus acionistas, com a expansão e maturação de suas lojas e o início das operações de sua nova fábrica no MT, além de se beneficiar de uma safra agrícola recorde no país no ano.

Postado originalmente por: Nord Research