fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: A rabada do teiú.

Image
Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/lagarto-overo-tupinambis-tegu-1516222

Toda praça de uma cidade é um ponto de encontro. Idosos que gostam de falar do passado, crianças que pulam bancos e se escondem atrás das árvores. Cambistas com suas mesinhas e o “homem da cobra”.

Provérbios 7.1-12

Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/lagarto-overo-tupinambis-tegu-1516222

Nestes encontros nas pracinhas eu me deparei com o “homem da cobra”, como eles falam, e tem sua atração principal o domar animais que para nós são peçonhentos ou pelo menos incomuns. Eu me lembro que ele montou uma caixa de som, colocou um microfone igual o do “Sílvio Santos” só que bem inferior, espalhou pela praça uma caixa com cobras, lagartos e montou sua “banquinha”.

Ele começa chamando os curiosos, e todos se ajuntam então começa a “ladainha” tentando nos convencer que as pomadas de enguia das tribos mais distantes do Amazonas curam todo tipo de doença, de acne a hemorroidas, de arranhões até feridas que não cicatrizam. E vendem na promoção, uma por um preço, duas por um pouco menos e quatro pelo preço de três.

Estava eu sentado quando o teiú (um lagarto comedor de ovos, bem temido pelo vô Benevides) veio para o meu lado, e antes que o “homem da cobra” o pegasse pelo rabo, ele me deu uma rabada. Doeu demais, ao ponto de eu querer a pomada de enguia para sarar o vergão. Aquela cauda como um chicote me alcançou de longe. Fiquei uns dois dias com dor no local.

O autor de Provérbios diz que pessoas que tentam nos levar ao pecado são pessoas que vivem espreitando nossa vida. Eles aproveitam as oportunidades em que nossa guarda está baixa, passamos por um problema de família, de relacionamento ou financeiro, para nos oferecer alívio imediato, ou consolo ao nosso coração. Ele usa o exemplo da mulher sedutora, que aproveita sua distração para com palavras e gestos pré-meditados tenta enlaçar seu coração e fazê-lo cativo, ou cair em tentação.

A orientação para que isso não aconteça está em colocar a “Lei do Senhor” atada ao coração. Isso significa firmar seu coração na presença do Senhor, depositar nele sua confiança, crer na solução oportuna de Deus. Pense nisso, ao invés de querer algo que lhe cure imediatamente, busque em Deus a solução para sua dor atual.

Um grande abraço!
Nos fraternos laços do amor de Cristo Jesus.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que já quis solução imediata, mas hoje confia na soberania de Deus.