fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: É hora de vender small caps?; no radar, precatórios, ata do Fomc e PIB EUA

Finanças: É hora de vender small caps?; no radar, precatórios, ata do Fomc e PIB EUA

Image

Em sessão de forte volatilidade, o Ibovespa fechou em alta de +1,50 por cento na terça-feira, 23, de volta ao patamar dos 103 mil pontos, puxado pelas ações de commodities. No noticiário doméstico, seguem no radar dos investidores assuntos relacionados à PEC dos Precatórios e ao Auxílio Brasil.

Na agenda econômica, véspera de feriado de Ação de Graças nesta quinta-feira, 25, destaque para o dado de inflação nos EUA, o Índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE). Saem ainda a revisão do PIB americano do terceiro trimestre e a ata da última reunião do FOMC. No Brasil, o Tesouro Nacional informará o relatório da dívida pública referente a outubro.

Com a alta dos juros, é hora de “abandonar” as small caps?

Entenda o cenário. Desde meados de julho deste ano, temos visto os juros (em branco) em direção oposta ao principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileira (Ibov, em azul e small caps, em laranja).

Fonte: Bloomberg

Enquanto os juros (jan/2025) saíram de 8 por cento a.a. para 12 por cento a.a. (alta de +50 por cento), o Ibovespa saiu de 130 mil pontos para 102 mil pontos (queda de -28 por cento), operando próximo de seus menores níveis desde 2019, período pré-pandemia.

O aumento da taxa de juros prejudica as ações de consumo, como também as ações de empresas que têm boa parte de seu valor no fluxo de caixa futuro — geralmente as de tecnologia e de altíssimo crescimento.

A queda das small caps. André Zonaro, especialista em ações small caps da Nord Research, avalia que as ações small caps (pequenas empresas com maior potencial de crescimento) sofrem mais do que as ações “blue chip” (empresas mais negociadas na B3) porque os investidores buscam ativos de maior liquidez em momento de incerteza.

De maneira geral, o mercado prefere as blue chips pela facilidade de converter um ativo em dinheiro. Por isso, temos notado uma queda maior das small caps.

O que fazer com as small caps?

Agora que você entendeu a queda das small caps e sabe que em períodos de maior estresse o índice acaba se mostrando mais volátil, o nosso analista recomenda que os investidores tenham a certeza sobre a quantidade de ações em carteira (se está aderente ao seu perfil de investidor), principalmente de small caps, e que busquem por boas oportunidades.

Momentos de alta volatilidade fazem as ações “descolarem” de seus resultados (valor real), abrindo grandes oportunidades de ganhos futuros quando o cenário melhorar.

Continue lendo as análises do Zonaro sobre o mercado na série Nord Small Caps. Acesse relatórios, participe de monitorias e tenha um canal de contato direto com o nosso analista.

Ações com preço de Black Friday?

Não é só o varejo que está na promoção, nossa bolsa tem apresentado uma queda constante nos últimos meses.

No ano, o Ibovespa acumula uma desvalorização em torno de -16 por cento. Já viu como está a sua carteira? Das 92 ações do índice, notamos que apenas 12 ações apresentaram desempenho positivo.

Postado originalmente por: Nord Research