Como não gostar de locadoras?
Vale a pena repetir.
As grandes locadoras de carros Localiza (RENT3), Unidas (LCAM3) e Movida (MOVI3) vêm roubando mercado das pequenas empresas.
As 3 companhias crescem suas frotas (números de carros) a passos larguíssimos e vêm tomando o mercado dos pequenos, sem precisar reduzir suas margens.
As vantagens competitivas de escala são enormes: preço do carro e custo de capital fazem os ganhadores do setor.
E as 3 grandes compram carros com, aproximadamente, -30 por cento de desconto e conseguem captar dinheiro a preços muito menores.
Só, e tudo isso, permite que as grandes cresçam em cima das pequenas.
E mais, o mercado de locação tem tudo para se expandir rapidamente com a economia crescendo.
Se estava bom para as grandes na crise. Será ainda melhor após.
Ebitda +31 por cento
Movida (MOVI3) veio com um resultado maravilhoso na noite de ontem, confira comigo:
Expansão de +30 por cento na frota, receita líquida +57 por cento, Ebitda +31 por cento e lucro +4 por cento.
Maravilhosa.
O lucro não acompanhou por um ganho, não recorrente de PIS/Cofins, que elevou os lucros no 2T18.
Ebitda (azul) e Lucro (verde). Fonte: Bloomberg.
Os gráficos de resultados da companhia merecem ser enquadrados e pendurados na parede.
Mas, nem toda a trajetória de Movida, na bolsa, foram flores.
O pesadelo: Os seminovos
O grande problema dos IPOs (início da negociação em bolsa) é a discrepância de informações.
Quando a empresa abre capital, temos poucas informações sobre a companhia.
Basicamente, toda a informação passada aos investidores é cuidadosamente trabalhada pela companhia e pelos bancos emissores.
E, as companhias tendem a fazer previsões maravilhosas para seus negócios que não se tornam realidade.
Foi o caso de Movida.
A companhia abriu capital no início de 2017 prometendo uma avenida de crescimento.
E ela não estava enganada.
A companhia, para reduzir seus custos na compra de carros, encheu seus pátios de Renault Clio e Hyundai – todos novinhos e branquinhos.
E, claro, quando a companhia precisou vender os carros, o preço que Movida conseguia em uma quantidade inimaginável de carros iguais não era dos melhores.
Resultado: um 2018 de resultados problemáticos e ceticismo do mercado.
MOVI3. Fonte: Bloomberg.
Movida entendeu, a duras penas, que a compra dos carros é importantíssima para o negócio.
Uma nova esperança
Movida tem problemas pequenos. E vantagens competitivas enormes.
E, como vemos no gráfico abaixo, Movida aprendeu com seus erros e mostrou a que veio.
Fonte: Movida.
O gráfico acima é, em minha humilde opinião, o mais importante da bolsa. Todas as empresas deveriam divulgar o gráfico para seus negócios.
Basicamente, a linha laranja (e a roxa) são as rentabilidades da companhia. A roxa é a rentabilidade do acionista e a laranja de todo o capital (acionista + credor). E a linha cinza representa o custo de dívida da companhia.
Ou seja, quanto maior a diferença entre as linhas, mais rentável é a Movida.
E Movida vem provando que consegue crescer e se manter ALTAMENTE rentável.
O Grande, Excelentíssimo, Magnânimo Preço
Passados seus problemas, Movida é só alegria.
Movida representa nosso sonho de consumo na bolsa.
Crescimento sólido e preço baixo. É o que Peter Lynch (o maior gestor de fundos mútuos da história) chamaria de crescimento a um preço razoável.
Mesmo com Ebitda crescendo +31 por cento ao ano, Movida ainda negocia a módicos 10x Ebitda.
Preço baixo, visibilidade de resultados e forte crescimento é tudo que o ANTI-Trader mais gosta.
Compre Movida.
Em observância à ICVM 598, declaro que as recomendações constantes no presente relatório de análise refletem única e exclusivamente minhas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
Postado originalmente por: Nord Research