fbpx
Pular para o conteúdo

Finanças: As ações para comprar hoje no “rali” de fim de ano

Image

Nord Insider

Os mercados globais operam de forma mista nesta segunda-feira, 6, com a atenção dos investidores voltada para os Bancos Centrais e para a inflação, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Os índices futuros do Dow Jones e do S&P operam em alta neste início de semana, enquanto o Nasdaq sinaliza um dia de baixa.

Na agenda econômica, destaque para o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, com as expectativas do mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, PIB e para a Selic.

3 ações para o “rali” de fim de ano em 2021

Tradicionalmente, nos últimos meses do ano, as bolsas em todo o mundo aceleram os ganhos no que chamamos de “rali” de fim de ano. No entanto, olhando pelo retrovisor, o Ibovespa, principal índice acionário da B3 (Bolsa de Valores brasileira), caminha para fechar o ano no vermelho.

Na contramão dos mercados globais, a bolsa brasileira registrou o segundo pior desempenho dos 79 índices internacionais em bolsas analisados pela consultoria Austin Rating, entre dezembro de 2020 e novembro de 2021. Só não ficou atrás da bolsa da Venezuela, com perdas de -99,52 por cento.

Em dados acumulados, o Ibovespa amarga uma baixa de -14,41 por cento no ano.

A arte de investir na baixa

Em novembro, o Ibovespa sofreu a quinta baixa mensal consecutiva e, ao ver seus investimentos derreterem, podemos imaginar que você até tenha considerado largar tudo.

Se você chegou a pensar assim, tome cuidado. A falta de experiência pode fazer você perder dinheiro, e a gente não quer que o seu patrimônio diminua. Um erro comum do investidor é comprar na máxima e vender na mínima.

Só que ao invés de ficar pensando por horas a fio se você deve ter ou não ter bolsa, por que você não busca conhecer quais empresas deveriam entrar para o seu portfólio?

Bolsa é sempre e para sempre.” Essa é uma das frases preferidas do analista de ações e sócio-fundador da Nord Research, Bruce Barbosa.

Só ganha dinheiro no mercado quem investe no longo prazo. Quem confia na estratégia para enfrentar os momentos mais difíceis e aplica com disciplina.

Se você ainda está na fase de acumulação de patrimônio e dedica boa parte da sua poupança mensal a investir em ações, seu principal risco é se o mercado subir muito (e muito rápido). Você não vai ter tempo de comprar ainda barato o que lá na frente vai te dar dor de cabeça de não poder comprar mais.

Postado originalmente por: Nord Research