Blog do Jorge Neto

Blog Jorge Neto: O INCRÍVEL PICA PAU…

Postado em 13/05/2019 8:22

A resistente cabeça do pica-pau

● Um impacto de força G (força de aceleração da gravidade) entre 80 e 100 é suficiente para causar em você uma concussão cerebral. Mas o pica-pau suporta um impacto de cerca de 1.200 G ao bater seu bico numa árvore. Como esse pássaro consegue fazer isso sem ficar nem mesmo com dor de cabeça?

Analise o seguinte: Pesquisadores descobriram que o segredo para essa absorção de impactos está em quatro estruturas na cabeça do pica-pau:

1. Um bico forte, mas flexível

2. Um hioide — estrutura de osso e tecido elástico que envolve o crânio

3. Uma área de osso esponjoso no crânio

4. Um pequeno espaço entre o crânio e o cérebro para o líquido cerebrospinal

Cada uma dessas estruturas absorve choque mecânico, possibilitando ao pica-pau bicar uma árvore até 22 vezes por segundo sem nenhuma lesão no cérebro.

Pesquisadores se basearam na cabeça do pica-pau para desenvolver um tipo de proteção que pode resistir até 60 mil G. Isso pode levar, entre outras coisas, ao desenvolvimento de caixas-pretas mais resistentes que as atuais, que suportam apenas cerca de mil G. Kim Blackburn, um engenheiro da Universidade de Cranfield, Reino Unido, diz que as descobertas sobre a cabeça do pica-pau fornecem “um exemplo fascinante de como a natureza desenvolve estruturas bem avançadas que funcionam em conjunto para resolver problemas que a princípio parecem insolúveis”.

 

Fonte: https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102012007

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Jorge Neto

Radialista e apresentador do programa  matinal homônimo, Jorge tem aquela pitada de "humor raiz". Muito brincalhão, sempre convidando aqueles que fazem a técnica do seu programa para participar junto dele na comunicação do seu programa.

Acompanhe seu blog e fique por dentro de grandes curiosidades que chegam até ele todos os dias!

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!