fbpx
Pular para o conteúdo

Conhecendo o chef – Rogério Duarte

Image

Conhecendo o chef – Rogério Duarte

Nome: Rogério Duarte

Tempo de trabalho com gastronomia: Trabalho com gastronomia há três anos.

Sobre seu trabalho: Meu trabalho é levar até as pessoas novas experiências no campo da gastronomia, seja através do meu canal no youtube onde ensino receitas práticas e muitas dicas culinárias, seja através das consultorias que desenvolvo alinhando e desenvolvendo novos cardápios e receitas, treinando equipes e gerando novos resultados. Tenho alguns projetos já estabelecidos na cidade e região como a Experiência Gastronômica que é um jantar em quatro tempos com cardápio secreto que acontece em abril já na quarta edição. Ministro cursos culinários transitando desde a cozinha francesa até a contemporânea. Faço também trabalhos de Personal Chef levando até a casa do cliente o conforto de ter um cardápio exclusivo e se preocupar somente com os convidados. Tudo isso alinhado com a psicologia que traz um diferencial ao meu trabalho, antes da gastronomia atuei como psicólogo durante quinze anos.

Bate Bola

Comida? O bolinho de arroz de minha saudosa avó.

Carne? As próximas dos ossos são sempre as mais saborosas: Carne de Costela.

Massa? Ravióli.

Acompanhamento? Difícil escolher um, depende do prato principal, saladas, cremes ou farofas.

Sobremesa? As cítricas, a base Limão Siciliano com crocante de castanha.

Bebida? Negroni*

O que você não gosto de comer? Não curto língua de boi, mas preparo e experimento.

O que passou a gostar depois de trabalhar com Gastronomia? A gastronomia traz a possibilidade de conhecer novas culturas, novas histórias, é muito fascinante.  Minha ultima descoberta foi a culinária paraense, é sensacional!

Uma dica? Aproveite todos os momentos em torno da mesa e da boa comida, eles são sempre muito especiais e afetivos.

Negroni: Um drinque clássico, que tem como ingredientes: gim, Campari, vermute tinto (feito com vinho fortificado com outra bebida de maior teor alcoólico e aromatizado com ervas e especiarias).

 

Receita do chef

A receita que escolhi é um prato colombiano muito saboroso e prático que você pode servir como entrada, principal ou até sobremesa. Você pode variar os recheios como: ragu de carne, mix de cogumelos salteados na manteiga, caldas de frutas vermelhas e muitas outras opções. O vídeo com receita também esta disponível no meu canal do youtube: Chef Rogério Duarte.

Arepas de Yuca (panquecas de mandioca)

Ingredientes:

– 500g de mandioca

– 2 colheres (chá) de manteiga

– Azeite a gosto

– Sal a gosto

– 100g de queijo parmesão

Modo de preparo:

Corte a mandioca em fatias de 8 cm, descasque, lave e coloque numa panela média. Cubra com água, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até ficarem levemente cozidas – a mandioca deve estar branca e firme ao espetar com um garfo. 

Reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento, escorra as mandiocas e deixe amornar o suficiente para manusear. 

Passe a mandioca pela parte grossa do ralador. Coloque num prato e amasse com um garfo até formar um purê firme – se necessário regue com um pouco da água do cozimento. Junte a manteiga, o queijo parmesão ralado, tempere com sal e misture bem. 

Para modelar: divida o purê em 6 porções, enrole cada um com as mãos e achate, como se fossem hambúrgueres. 

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer coloque quantas arepas couberem, uma ao lado da outra. Deixe dourar por cerca de 3 minutos de cada lado. Com uma espátula, transfira para um prato e repita com o restante, se for preciso regue a frigideira com azeite a cada leva.

Sirva com o recheio de sua preferência.

http://https://www.youtube.com/watch?v=bCWUf35feN8&feature=youtu.be

Envie sua dica, opinião, receitas, fotos pelo e-mail: [email protected]

Acompanhe também a minha coluna na revista Alô Doutor, on-line e impressa.

https://www.yumpu.com/pt/document/read/63004805/revista-alo-doutor-27-edicao