Blog Amor Exigente

Quando procurar um Grupo de Apoio? Este é o ensinamento do Amor Exigente

Postado em 14/09/2019 8:00

Você descobre que seu filho (a) adolescente está experimentando drogas. O que fazer? Primeiro: não entre em pânico. Não importa quanto você tenta evitar que seu filho experimente álcool ou outras drogas, ele pode decidir fazê-lo de qualquer forma. Se você suspeitar que seu filho esteja usando drogas, fale com ele ou ela antes que o problema fique pior. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a conversar com seu adolescente:

Permaneça equilibrado. O mais importante é não agir com raiva ou entrar em pânico. Considere suas opções e se informe para ter uma conversa produtiva. Não perca tempo com sentimentos de culpa ou culpando outros. Tome uma atitude. Não despreze o assunto como se não fosse importante. Converse com seu filho (a). Como pai ou mãe, você tem o direito de dizer ao seu filho que não aprova que ele consuma álcool ou outras drogas. Dedique tempo para conversar em família em um lugar particular. Pense sobre a conversa, planeje o que vai dizer e escolha um momento em que esteja preparado para enfrentar o desafio. Certifique-se de que seu filho está sóbrio: nunca confronte um adolescente quando ele (a) estiver sob a influência do álcool ou de drogas.

Faça questionamentos, tente obter informações sobre o que está acontecendo diretamente do seu filho (a) e dê-lhe oportunidades para se explicar. Mostre sua preocupação. Faça perguntas sobre relacionamentos com novos amigos, atividades, trabalho ou escola. Se tiver sorte seu filho será honesto e dirá o que realmente está acontecendo para que você possa responder apropriadamente. Se um adolescente insiste que não está usando drogas, considere pedir que ele confirme isso com um exame.

Descubra quando, onde e por quê. Se o seu adolescente admitir ter experimentado álcool ou drogas, descubra tudo que puder sobre as circunstancias de uso. Foi um caso isolado? O uso é frequente? Com quem o seu filho está usando? Onde está usando? Quem fornece o álcool ou as drogas? Tente ser compreensivo sobre os erros de seu filho para que ele se sinta confortável em se comunicar com você.

Transmita uma mensagem clara de “não usar”. Defina limites claros. Seja claro sobre os perigos do uso das drogas e como isso afeta toda família. Fale sobre os riscos, os danos por toda a vida e as consequências do uso de drogas sobre a saúde. Mesmo que esteja tentado a mencionar as suas próprias experiências com álcool ou drogas, não o faça. Seu adolescente pode interpretar isso como prova que este comportamento é aceitável ou inofensivo. No entanto, se você próprio está em reabilitação, talvez queira compartilhar suas experiências e descrever como conseguiu superar o vício.

Acompanhe o comportamento de seu filho. Continue a monitorar as alterações comportamentais do seu adolescente após a suspeita de uso de drogas. Se o seu adolescente admitiu o uso de drogas, você deva limitar a sua mesada, seu acesso aos meios de transporte e suas atividades de lazer. Eduque-se. Descubra o que os adolescentes na sua comunidade estão usando. Aprenda as gírias para os nomes de drogas. E informe-se sobre grupos de suporte e opções de tratamento na sua comunidade. Incentive uma vida saudável. Para ajudar seus filhos a levarem uma vida sóbria e saudável, os pais devem conduzi-los a atividades e amigos saudáveis e incentivá-los a conversar abertamente sobre suas preocupações.

Fale com um profissional (psicólogo ou psiquiatra). Se você desconfia que o problema seja maior do que a experimentação, marque uma hora para seu filho ser avaliado por um profissional de tratamento de abuso de drogas. Se o tratamento for necessário, seu filho deve compreender que o tratamento não é uma punição, mas sim uma maneira adulta de resolver problemas prejudiciais a ele e à família. Informe-se sobre programas locais de tratamento. Conheça a proposta do AMOR EXIGENTE. Toda escola deve ter um coordenador ou profissional de abuso de drogas que poderá indicar programas de tratamento.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Amor Exigente

E um canal destino a levar a mensagem de incentivo e reflexão proposta pelo grupo Amor Exigente.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com