fbpx
Pular para o conteúdo

Mudar “uma questão de coragem e atitude”

Image
Foto: Pixabay

Um dia alguém disse: “A única certeza que temos é que sempre existirão mudanças”. Eu não vejo nada nesta vida que fique, por muito tempo, sem que passe por algumas mudanças. Sabendo disso, as pessoas deveriam estar preparadas para tal acontecimento. Mas nunca estão. As pessoas não estão preparadas para a morte, para uma separação, para um desemprego, para um novo emprego, para novos problemas, para um novo amor, para terem filhos, para decidir algo importante. Parece até que vivemos num mundo inerte, algo como nascer e continuar criança ou nascer pobre e aceitar que será assim até a morte.

Por causa das mudanças é que criamos a motivação para um futuro melhor, a garantia de podermos alterar algo que não está bom ou não deu certo. Se perdermos tudo o que temos, mesmo assim teremos a chance de recuperar tudo novamente. A frase “Loucura é imaginar que conseguiremos chegar a resultados diferentes fazendo tudo sempre igual” nos faz refletir sobre as mudanças que deveríamos fazer em nossas vidas e não as fazemos.

Mudanças impostas ou necessárias sejam elas benéficas ou não, todas as mudanças advêm de uma atitude impulsionada por uma necessidade. Na maioria das vezes fazemos diferente quando apenas somos cobrados por alguém. No entanto, o correto seria utilizarmos a pró-atividade e melhorarmos os pontos que achamos deficitários antes de eles se impactarem como algo negativo para nós mesmos.

As mudanças devem ser constantes, por isso a frase “A mudança não assegura necessariamente progresso, mas o progresso implacavelmente requer mudança,” deixa transformar o ambiente onde vivemos e que dividimos com outras pessoas. Conseguimos mudar os outros só quando mudamos a nós mesmos. Em minha opinião, desde que sejam planejados, estruturados, avisados, e com objetivos bem definidos, não existe nenhum ponto negativo nos processos de mudança.

Todas as estratégias criadas podem ser mudadas no meio do caminho, não significando que estivessem erradas inicialmente. Pelo contrário, significa que estão sendo adequadas em tempo real e para isso todos nós devemos estar preparados para essas mudanças, seja qual for o momento.  Com esse princípio, nós começamos a pôr em prática aquilo que aprendemos nos primeiros seis meses do ano nas nossas reuniões de grupos do Amor-Exigente, nos conhecendo melhor para realizar as mudanças necessárias e ganhar mais qualidade de vida, com mais segurança e manter a nossa perseverança nesta caminhada.

Texto: José Tito – Regional Divinópolis de Amor-Exigente