fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Economia
  • Programa de Regularização e Gestão 2022” contou com cerca de 50 consultores, empresários e representantes de órgãos ambientais

Programa de Regularização e Gestão 2022” contou com cerca de 50 consultores, empresários e representantes de órgãos ambientais

Image

Cerca de 50 consultores, empresários e representantes de órgãos ambientais estiveram na FIEMG Regional Centro-Oeste na manhã de hoje (05), onde participaram do Workshop “Programa de Regularização e Gestão 2022”, realizado por intermédio da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG, Sindicatos e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Em todas as regionais da FIEMG serão promovidos workshops em formato presencial, em comemoração ao Dia Mundial da Água, com o tema O Dia da Água na Indústria.

O objetivo do evento é enriquecer o debate referente à importância da regularização das águas no processo produtivo e aproximar os coordenadores das Unidades Regionais de Gestão das Águas (URGAs) dos usuários, identificando e apresentando os maiores gargalos do setor produtivo e do órgão gestor para regularização e gestão dos usos.

O coordenador da URGA Alto São Francisco, Eduardo César Costa, abordou o tema “Regularização de uso: a outorga de direito de recursos hídricos” e apresentou os procedimentos de outorga e as principais dificuldades do órgão gestor na análise dos processos. De acordo com o coordenador, a maior aproximação entre os órgãos ambientais e o setor produtivo resultam em mais facilidade nos trâmites dos processos. “A gente vê como maior dificultador na conclusão das outorgas a carência de informação, o que pode ser superado com boa comunicação, por isso, é muito importante a aproximação com esse público para trazer informação de qualidade e reforçar as parcerias”, esclareceu.

De acordo com o Analista Ambiental da FIEMG Regional Centro-Oeste, Túlio de Sá, a crescente demanda por água para abastecer a população e assegurar o desenvolvimento de todas as atividades econômicas constitui um desafio na gestão dos recursos hídricos. “Diante deste cenário de insegurança hídrica, é preciso destacar que as indústrias utilizam a água de modo cada vez mais eficiente nos processos produtivos, resultado de investimentos em recirculação de água, sistemas adaptativos de captação e no aproveitamento de efluentes tratados (reúso). O evento O Dia da Água na Indústria vem para destacar a importância dessas boas práticas e orientar o empreendedor acerca da boa gestão dos recursos hídricos no seu negócio”, finalizou.

A programação do evento contou ainda com a Palestra “Gestão Hídrica na Indústria”, com o Analista Ambiental da FIEMG, Deivid Oliveira. O analista abordou o tema informando sobre cumprimento de condicionantes, Declaração Anual de Recursos Hídricos (DAURH), cobrança pelo uso da água, Declaração de Carga Poluidora, entre outros assuntos.

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares,  ações como esta comprovam a atuação da FIEMG na missão de liderar o processo de desenvolvimento sustentável da indústria mineira. “É essencial que órgãos públicos e empresas estejam alinhados nas demandas ambientais para que assim, dentro da legalidade, possa dar celeridade aos processos e fomentar o desenvolvimento industrial”, finalizou.