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WEBTV: Como esse mercado se mantém após o COVID 19?

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A pandemia ocasionada pela rápida proliferação do novo Coronavírus mudou nossa forma de enxergar e consumir tudo a nossa volta. Os consumidores estão buscando novas formas de terem seus desejos sanados, e hoje, mais do que nunca, é preciso criatividade para chegar até seu cliente.

Você, como marca, como empresa, tem a chance de criar novos canais para chegar até o seu cliente. Esse canal precisa ser inovador e de fácil acesso à todos. Neste artigos falaremos do futuro da WebTV. Um recurso muito utilizado por produtores de conteúdo e empresas que querem estar presentes online de forma contínua.

Quer entender o que é uma WEBTV? Como pode utilizá-la na sua empresa? Qual será o futuro dessa tecnologia no pós-pandemia? Aprenda tudo isso, e um tanto mais, neste artigo!

Comecemos pelo começo: O que é uma WebTV?

A TV tradicional, como conhecemos, ainda é líder de audiência quando falamos de meios de comunicação de massa,além disso era o meio de disseminação de conteúdo, ou anúncios, mais disputado pelas empresas.

Nos dias atuais, com a crescente universalização do ambiente virtual e do streaming de vídeo online, a ferramenta Web TV (ou TV online) está em uma constante alta de demanda, tanto por quem distribui conteúdo, quanto por quem o consome.

O caminho que o conteúdo toma para chegar aos seus consumidores está mudando e é preciso começar a pensar nesses novos trajetos que estão fora da TV convencional. O consumidor de conteúdo está muito mais exigente em relação a qualidade, periodicidade, argumentação e facilidade de acesso. A Web TV se apresenta como uma grande opção eficaz para atingir em cheio essas novas requisições que o mercado vem exigindo nos últimos anos.

Com o acesso a internet cada vez melhor, e mais democrático, além de ‘devices’ mais modernos, o que se espera é que a WebTV e o streaming de vídeo em geral, tenham protagonismo no ambiente virtual. O lucro e alta qualidade serão fatores resultantes desse protagonismo.

Falando em dados técnicos?

Uma WebTV é uma ferramenta digital, que funciona como um canal de tv convencional, porém, é exibida apenas na internet e tem sua programação produzida especialmente para este formato digital. Conteúdos produzidos para meios televisivos tradicionais também podem ser transplantados para o ambiente da WebTV, mas o ideal é que o conteúdo seja pensado de acordo com o tipo de canal comunicativo utilizado, a WebTV, e também no ambiente onde esse conteúdo está sendo disponibilizado, a internet.

A ferramenta, WebTV, tem sua transmissão realizada através de recursos de streaming de vídeo, que se baseia na transmissão de dados, a partir de um servidor, para a exibição do vídeo ao espectador pelo player na internet. Isso possibilita a transmissão de vídeos ao vivo, e também de programação gravada, podendo mesclar as duas formas de acordo com a necessidade do cliente. Não são todas as plataformas de WebTV que possuem todos esses recursos citados, um bom exemplo de ferramenta de WebTV completa será a disponibilizada pela Sitehosting.

Como funciona uma WebTV?

Um canal de WebTV tem a sua grade de programação preparada pelo gerente de conteúdo ou pelos gestores do projeto, e todo o conteúdo é decidido de acordo com os interesses desse projeto, seja a visualização do conteúdo apenas, no caso de criadores de conteúdo, ou de uma aproximação da empresa e seus clientes, que é o objetivo de muitas marcas.

Existem duas formas de programação desses conteúdos: Transmissão de vídeo ao vivo e transmissão de vídeos gravados. Vamos falar um pouco sobre cada uma desses tipos de produção e como a escolha depende, principalmente, do objetivo dessa WebTV.

WebTV: Streaming de vídeo ao vivo

Dentre as possibilidades de uma WebTV, existe a de disponibilizar conteúdos ao vivo. Ou seja, neste formato, o conteúdo seria pensado para ser transmitido ao vivo. Esse tipo de conteúdo exige mais atenção e esforço por parte da produção, a fim de evitar erros que não podem ser corrigidos em dição, já que se trata de uma transmissão ao vivo.

Além disso, essa transmissão realizada ao vivo, pode ser inserida no meio da programação gravada, ou seja, a playlist dessa WebTV seria pausada para abrir uma janela e dar espaço para a transmissão ao vivo. Após o fim da transmissão ao vivo, a playlist original desta WebTV pode seguir normalmente de onde parou e continuar a programação organizada previamente pelo gerente de conteúdo.

WebTV: Streaming de vídeo gravado

A transmissão de vídeo gravado previamente, pode ser implementado de duas maneiras: On Demand (VOD) e em formato de playlist. Nessas duas opções, todo o conteúdo disponibilizado são vídeos previamente gravados, editados e adequado àquela plataforma. Diferentemente do ‘ao vivo’.

Na opção On Demand, a escolha do conteúdo se dá pelo espectador. É o usuário final que escolherá qual dos conteúdos ele irá consumir, naquele momento. Um bom exemplo seria o YouTube, onde o espectador escolhe qual vídeo ele irá assistir no momento em que decide consumir o conteúdo disponibilizado na plataforma.

Você pode criar sua própria plataforma VOD e disponibilizar o seu conteúdo On Demand, sem depender de plataformas limitadoras como o YouTube através da ferramenta JMVFlix, onde o seu conteúdo fica hospedado e pode até gerar receita com a monetização desse conteúdo, saiba mais nesse artigo onde falamos mais sobre a monetização do seu conteúdo.

O modo playlist funciona de uma forma menos personalizada, do ponto de vista do usuário final, todavia, é mais fácil para o gerente de conteúdo desta WebTV escolher, qual conteúdo e em qual momento, o espectador irá consumi-lo.

Um programação é criada previamente e será exibida em forma de playlist. Essa playlist é gerenciada pelo Auto VJ que cuida para que todo o conteúdo dessa playlist seja exibido de acordo com a ordem desejada. Assim, a sua WebTV permanecerá online contínua 24 horas por dia e, 7 dias por semana. Isso ocorre sem a necessidade de haver uma programação ao vivo.

Reprises, programas gravados e anúncios podem ser inseridos nessa playlist e serem exibidos automaticamente pelo Auto VJ. Toda a playlist pode ser gerenciada pelo seu painel, dentro da sua plataforma de WebTV. Os conteúdo gravados, presentes na playlist de sua WebTV, podem ser alterados sempre que você julgar necessário, então é possível excluir e adicionar conteúdos o tempo todo, mesmo durante a programação.

É imprescindível ter bem definido os tipos de conteúdos que sua WebTV exibirá e, qual será o tipo de produção escolhido para esse conteúdo. O planejamento de todos esses passos é essencial, mas em um momento será necessário iniciar a produção de seus conteúdos, efetivamente. E nesse momento será ideal seguir pelo caminho do profissionalismo e evitar amadorismos, buscando sempre a excelência na produção e distribuição do seu conteúdo.

Para realizar a produção dos seus conteúdos será preciso investir em equipamentos e reunir uma equipe qualificada para produzir esses conteúdos. Mas sua empresa não precisa gerar custos em bens como câmeras e microfones. Empresas como a DRN Imagens realizam o serviço de produção e captação de áudio e vídeo e podem te auxiliar na confecção dos seus conteúdos audiovisuais. Ter um conteúdo de alta qualidade ajuda a manter a audiência da sua WebTV e isso só viável com uma equipe capacitada e com equipamentos profissionais.

Qual a audiência de uma WebTV?

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A audiência de uma transmissão de conteúdo via WebTV não possui limites geográficos e pode ter um número imenso de espectadores. O conteúdo disponibilizado pode ser consumido nas mais diversas plataformas e isso aumenta a gama de opções dos usuários, facilitando o acesso e garantindo mais fidelidade do espectador com o seu conteúdo.

O seu conteúdo pode ser consumido em vários lugares do mundo, sem precisar de grandes antenas, ou investir em melhorias de transmissão. Toda a infraestrutura é disponibilizada pelos próprios espectadores, isso significa a ausência de inúmeros custos relacionados à disponibilização do sinal.

Além disso, recursos como o Live Social, permitem que você ‘re-transmita’ determinado conteúdo em todas as redes sociais ao mesmo tempo! Com esse recurso você consegue estrear um programa novo, por exemplo, e realizar o ‘restream’ do primeiro episódio na sua WebTV, simultaneamente, em todas as redes sociais, aumentando imensamente o alcance do seu conteúdo.

Uma ferramenta que pode ser adicionada à sua WebTV é o serviço de VOD, onde você pode disponibilizar programas exibidos, anteriormente, em formato On Demand, onde o espectador pode ver e rever quantas vezes quiser, e quando quiser. Tendo em vista todos esses fatores em relação a sua audiência, é importante que em seu painel, de sua plataforma de WebTV, você tenha acesso a informações completas e detalhadas sobre a sua audiência.

É importantíssimo que você tenha fácil acesso a esses dados e relatórios por que são essas informações que irão servir para gerar monetização para o seu conteúdo. Esses dados de audiência que irão incentivar marcas , ou empresas, a anunciarem nos intervalos de sua programação. Esse tipo de informação serve como argumento para a venda de espaços na sua programação.

Uma das plataformas de WebTV que possuem relatórios de audiência mais completos, e detalhados, faz parte da gama de ferramentas da JMV Technology.

Aplicações de uma WebTV

O formato de distribuição de conteúdo presente em uma WebTV pode ser utilizado para os mais variados fins. O uso mais comum seria a exibição de conteúdos pela própria exibição, onde o aumento da audiência é o objetivo para gerar monetização através da exibição de anúncios. Uma segunda aplicação teria um tom mais informativo, onde o conteúdo disponibilizado não teria como objetivo aumento de audiência e sim manter o espectador presente bem informado sobre algo.

Esse último uso pode ser muito bem utilizado por empresas que desejem ter projetos de WebTVs internas onde programas institucionais, educativos e informativos poderiam estar presentes na programação, a fim de sempre manter seus funcionários, e colaboradores, a par de todos os acontecimentos, novidades, mudanças e ocorrências dentro da empresa, ou instituição.

Passo a passo: Como criar sua WebTV?

Conteúdo

Para ter mais relevância, visualizações e audiência para o seu conteúdo, essas dicas são importantíssimas!

Conheça a sua audiência: você precisa saber quem irá consumir o seu conteúdo, quais os desejos desse consumidor, de que tipo de conteúdo ele gosta, e também do que ele precisa. Munido dessas informações é possível definir quais caminhos a produção do seu conteúdo deve seguir.

Qualidade: O seu conteúdo precisa ter alta qualidade, desde a produção, como vídeo e áudio, como também dos argumentos em si. Seu conteúdo não pode ser raso, precisa ser coeso e entregar para quem o assiste qualidade real.

Estando online: Analise todos os seus dados. O seu conteúdo está online e sendo consumido pelos espectadores. Saiba quais são os mais assistidos, em quais horários, mensure, qualifique, e use esses dados para tomar decisões em relação a qualquer próxima alteração na programação de sua WebTV.

A plataforma

Você vai precisar decidir por uma plataforma de WebTV. Essa plataforma tem de ser de nível profissional e ter capacidade de armazenar e distribuir o seu conteúdo com a qualidade que é necessária. Essa plataforma também precisa ter meios de se obter relatórios sobre o consumo do seu conteúdo por parte dos espectadores. A plataforma da JMV Technology possui todos esses requisitos e se mostra como uma das melhores opções para esse tipo de disponibilização de conteúdo na internet.

ABR

Adaptive Bitrate Streaming é a capacidade de adaptar a qualidade do vídeo entregue à quantidade de banda. Assim, durante a exibição do conteúdo, o player percebe qual será a melhor qualidade de imagem para evitar que o conteúdo trave e gere desconforto no espectador.

Multiplataforma

Ser multi-device, ou multiplataforma, é ter uma plataforma otimizada para vários aparelhos simultaneamente. Assim você consegue distribuir seu conteúdo com qualidade nos mais diferentes devices como smartphones (iOS e Android), Smart Tvs, navegador web (Chrome, Safari, Internet Explorer), consoles de video game (XBox, PlayStation), e muitos mais.

Segurança

O seu conteúdo levará tempo para ser criado e produzido. E tempo é dinheiro. É preciso usufruir de uma plataforma que seja segura e que mantenha todos os seus arquivos bem guardados. Não seria justo você se esforçar para criar conteúdos relevantes e terceiros o clonarem e disponibilizarem em outros canais que não o seu. Certifique-se que a plataforma escolhida por você possui todos os protocolos de segurança mais modernos e seguros do mercado.

Monetização

Após a conclusão e disponibilização do seu conteúdo em sua WebTV, você verá um aumento progressivo na sua audiência. Com esse aumento, já é possível planejar a oferta de espaços entre os seus conteúdos para campanhas publicitárias. A monetização do seu conteúdo é essencial para alavancar a qualidade da sua programação, ou manter a qualidade já existente.

É importante que esse tipo de monetização seja realizado de forma consciente, até por que a alma da sua WebTV deve ser o seu conteúdo em si, e não propagandas. Em grande parte das WebTVs, a monetização é realizada no sistema de assinaturas, onde o espectador assina uma mensalidade e obtém acesso aos conteúdos disponibilizados pela sua WebTV. Esse modelo de monetização é o mesmo utilizado por empresas de VOD como a Netflix, e em outras plataformas como o Spotify.

Marketing

Você já tem seu conteúdo, já tem onde disponibiliza-lo, agora é preciso divulgá-lo! Então, o próximo passo é investir na divulgação dos conteúdos da sua Web TV. Utilize redes sociais, ‘teasers‘, meios de comunicação, e-mail marketing, ads e até banners físicos para divulgar o lançamento de sua WebTV! Esteja presente onde mais ninguém está e a audiência virá!

Investir em SEO (Otimização para mecanismos de busca) também pode ser um dos caminhos do sucesso! Estar bem alocado nas páginas de busca é imprescindível para que o seu conteúdo seja acessado em grande volume. Trabalhe sempre com palavras chaves de acordo com o seu conteúdo e com o nicho de mercado que ele representa. Observe a persona do seu espectador e trabalhe essas tags de acordo com esse perfil.

Como fica o mercado de Web TV após a pandemia?

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O mercado onde a WebTV se encontra é um mercado muito semelhante ao de EAD (Ensino à Distância). Esses mercados, apesar de toda crise mundial, só crescem! E isso está afetando diretamente, e de forma positiva, o mercado de WebTV. Cada vez, conteúdos diversos estão sendo disponibilizados no formato de WebTV. Empresas que já lidam com conteúdo estão expandindo seus horizontes e entrando no ambiente virtual através das plataformas de WebTV.

Já marcas que não possuem muita tradição com criação de conteúdo, estão se vendo obrigadas a inovar na forma de cativar clientes e estão investindo em sistemas de WebTV para se manterem presentes no dia a dia de seus consumidores. Há ainda criadores de conteúdo independentes ou instituições sem fins lucrativos, que viram nas WebTVs uma chance de criarem o seu próprio espaço de fala, disponibilizando um novo meio de consumir conteúdo.

Todas essas situações não são novidades e não passaram a existir por conta da pandemia. Mas é preciso dizer que o novo Coronavírus foi essencial para o aceleramento dessas situações. A pandemia do COVID-19 apressou empresas e instituições a tirarem do papel projetos antigos de virtualizar a disponibilização de seus conteúdos. E essa tendência deve se manter.

Ao criar uma WebTV você precisa respeitar várias etapas de um processo trabalhoso. Mas, é preciso se observar que, uma vez feito esse processo, quando bem feito, não precisa ser refeito. Assim, fica fácil estabelecer que, mesmo após o fim da pandemia, empresas e instituições manterão suas plataformas de Web TV ativas, visto que toda parte difícil, de planejamento e execução já foram realizadas. Além disso, quando percebemos que a demanda de canais de tv na web só cresce, a criação de conteúdos para essa ferramenta deve seguir a mesma tendência.

Assim, a tendência pós Coronavírus é de crescimento exponencial do uso de plataformas de WebTV e da naturalização do consumo de conteúdos através desse tipo de plataforma. A audiência da TV convencional tende a diminuir de acordo com os anos. Os jovens não mais se vêem representados no tipo de conteúdo disponibilizado neste tipo de mídia tradicional. Em mídias como a WebTV a liberdade e a variedade de narrativas atrai os mais jovens e torna esse tipo de canal comunicativo, o online, o preferido pelos consumidores entre os 15 e 30 anos.

A WebTV se mostra como uma ferramenta com muitos usos possíveis e nas mais variadas indústrias. A versatilidade e variedade de conteúdos que podem ser disponibilizados neste formato ajuda com que esse tipo de mídia seja a tendência do mercado de conteúdo. Essa mídia se mostra como a preferida entre os jovens e também pode ser uma grande alternativa para empresas e instituições religiosas. Os usos desse tipo de plataforma são extremamente variados e podem ser adequados de acordo com os objetivos de cada empresa, instituição ou criador de conteúdo.

Para usufruir de todos os benefícios e ferramentas para alavancar o seu projeto, conheça a ferramenta de WebTV da JMV Technology e tenha a sua disposição uma das melhores, mais estáveis e seguras plataformas de Web TV do mercado.