A cidade de Divinópolis assim como o país vive a maior pandemia da história. Impedir a propagação do coronavirus é o grande desafio das autoridades de saúde. Uma previsão colocada pelo Governo Federal avalia que nos próximos 90 dias o Brasil deve sofrer as consequências da doença. O pico da contaminação está previsto para as próximas duas semanas, as medidas preventivas visam diminuir a curva de incidência da doença.
O principal temor dos órgãos de saúde é de que muitas pessoas se contaminem ao mesmo tempo, isso comprometeria o sistema de saúde que não tem leitos suficientes. O assunto foi tema de muita discussão na última reunião ordinária da Câmara. O vereador Delano Santiago (MDB) que é medico, aproveitou para cobrar a finalização do hospital público. Em um trecho do pronunciamento o vereador enfatizou que a unidade está pronta.
Delano foi inciso ao dizer que tem vários leitos de SUS na unidade de saúde que está parada. Ele ainda se dispôs a iniciar o atendimento no local se o governo de minas equipar o hospital público. O parlamentar finalizou o discurso cobrando responsabilidade do governador Romeu Zema, e dos deputados federais e estaduais que tiveram votos em Divinópolis.