Referência na formação acadêmica de jovens e adultos no Centro-Oeste, a Universidade do Estado de Minas Gerais em Divinópolis prepara as comemorações de 60 anos. A unidade do município conta com 17 cursos de nível superior, entre eles Psicologia, Engenharia da Computação e Enfermagem. A estrutura é uma das maiores do estado.
Uma das metodologias de ensino é fortalecer o compromisso social da instituição. Além da formação acadêmica os alunos são convidados a participar de diversos projetos de extensão, como o “Saúde na Escola-UEMG”. O projeto é promovido por professores e estudantes dos cursos de Educação Física (bacharelado) e Educação Física (bacharelado e licenciatura) da UEMG Divinópolis.
As atividades são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, a partir de proposições do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal e que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira, conforme descrito pelo Ministério da Educação (MEC).
Esse compromisso de unir a prática e a teoria faz parte do processo de formação do aluno em todas as áreas de atuação. Pensando nisso a unidade Divinópolis fez uma reorganização dos estágios obrigatórios de enfermagem. Durante a pandemia foi permitido o estágio em outros municípios da região com o acompanhamento de professores da unidade, porém agora com o termino da pandemia os convênios com os hospitais foram reativados.
A partir de agora todos os estudantes do curso que estão na fase do estágio obrigatório serão encaminhados para os hospitais Santa Lúcia e Complexo de Saúde São João de Deus. Com a mudança os professores poderão fazer o acompanhamento do estágio e garantir a segurança dos alunos como exige a legislação federal e a direção das unidades de saúde. A medida já foi divulgada para os estudantes.