Seminário debate diversidade étnico-racial no dia da Consciência Negra

Postado em 20/11/2019 18:49

Hoje é comemorado o dia Consciência Negra. A Câmara Municipal de vereadores sediou um seminário para discutir o tema. Participaram alunos, professores, membros do legislativo e executivo, numa importante discussão de que o respeito ao próximo deve sempre prevalecer.

A mesa que habitualmente é ocupada por vereadores hoje, 20 de novembro deu lugar à representatividade. O dia da Consciência Negra é uma data instituída para lembrar as conquistas de muita gente. No auditório da Câmara, vários alunos da rede pública de ensino acompanharam depoimentos e ainda trocaram aprendizados e experiências de vida.

Somente em 2003 com a promulgação da lei foi definida a obrigatoriedade do ensino de história da cultura afro-brasileira nas escolas do ensino fundamental. Mesmo trazendo essa didática para a sala de aula, sabemos que muita coisa ainda tem que mudar. A tribuna é livre, a população é livre. A consciência também. O tema racismo foi amplamente discutido.

Infelizmente, ainda existe muita gente pensando que o tom da pele ou o cabelo são responsáveis por definir caráter. Durante o seminário étnico racial, os alunos receberam um questionário. Os estudantes responderam quais temas ligados à cultura negra ainda não são discutidos em sala de aula. Mais uma forma de lembrar que respeito vem em primeiro lugar.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!