Semana da Pessoa com Deficiência reforça a discussão de políticas públicas de inclusão. Durante a semana de conscientização as entidades se unem para fortalecer e ampliar os projetos realizados na cidade. Uma das grandes propostas é trabalhar a inclusão social dos deficientes. Neste ano é trabalhado o tema atitude e inclusão.
Em entrevista a Secretaria Municipal de Assistência, Juliana Coelho falou sobre o trabalho realizado pelo CRAS, a porta de entrada para os serviços públicos. O atendimento tem sido ampliado por meio de parcerias com as entidades ligadas ao setor. Ela citou o Centro Dia. A parceria com a APAE oferece apoio e assistência à pessoa com deficiência em Divinópolis. O serviço é mantido pelo executivo.
A programação para discutir políticas públicas segue ao longo desta semana. No primeiro dia de setembro, será realizada uma roda de conversa às 18h30, na Faculdade Pitágoras, com a pauta “Superar Barreiras para Garantir a Inclusão”, com as convidadas Cláudia Carazza neuropsicóloga, Marcela Vilela terapeuta ocupacional, Simone Gonçalves fonoaudióloga, Viviane Evilyn neuropediatra, e a mediadora será Aline Souza neuropsicopedagoga.
A programação será finalizada no dia 03 de setembro na Praça do Santuário, de 8h30 às 11h, com várias atrações. Haverá contação de histórias com Patrícia Terezinha, momento de interação e alongamento com Guilherme e Taynara educadores físicos da APAE; apresentação artística dos alunos da Escola Municipal Raio de Sol, do Instituto Helena Antipoff e da E.E. Helena Antipoff.