fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Santa Casa encerra contrato com o município e preocupação é com acerto dos médicos e funcionários

Santa Casa encerra contrato com o município e preocupação é com acerto dos médicos e funcionários

A Santa Casa de Caridade de Formiga deixa de gerir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, em Divinópolis no dia 29 de setembro. Após um longo período de crise financeira a gestão da UPA Padre Roberto afirma que a situação está equilibrada. Desde 2017 após o inicio do trabalho do atual administrador a unidade tem conseguido atender a população com qualidade.

A Santa Casa esta à frente da UPA desde o dia 29 de setembro de 2014.A licitação para escolha do novo gestor ocorreu conforme previsto no edital de Concorrência Pública, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (Ibds) foi o vencedor da licitação. O superintendente José Geraldo Pereira, afirmou em entrevista que os novos administradores vão assumir a direção e em condições bem melhores que aquelas encontradas quando ele chegou.

Segundo ele, atualmente existe um estoque de medicamentos e insumos que garantem mais tranquilidade para que a unidade de saúde atenda os pacientes. O estoque é capaz de suportar o consumo por um período de 30 a 45 dias. A única preocupação é quanto ao acerto que terá de ser feito com os 204 funcionários e 22 médicos que hoje compõem o quadro da UPA. Eles também serão dispensados no dia 29 deste mês.

Já o grande desafio na nova empresa a IBDS é em relação a falta de leitos. A UPA foi criada para o atendimento apenas de urgência e emergência, porém a falta de leitos no SUS faz ela agir como ambiente de internação. Atualmente cerca de 40 pacientes ficam no local aguardando vagas em hospitais da região.