A reabertura do Restaurante Popular é uma promessa cada vez mais distante do governo Galileu Machado. Sem recursos próprios para executar o projeto ele não deve ser reativado até 2020. Foram feitas algumas tentativas de parceria para que o restaurante voltasse a funcionar na cidade, mas todas sem sucesso.
Um dos primeiros passos de acordo com o secretário de Desenvolvimento Social foi buscar recursos junto ao governo federal. Mas as articulações não tiveram êxito já que o Ministério não tinha uma linha de crédito específica para esta proposta do município. Além disso, a crise financeira se agravou e inviabilizou a liberação de recursos.
Outra ideia foi buscar parcerias. O governo fez uma reunião com o SENAC. A proposta era que a instituição fizesse do restaurante de Divinópolis uma cozinha experimental. Além de cursos de capacitação ele poderia ser reaberto com uma metodologia semelhante a sua essência, oferecer comida a baixo custo. Porém o projeto não foi aprovado pela gestão nacional e foi arquivado. Desde 2014 as portas do Restaurante Popular de Divinópolis estão fechadas.