fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Procuradora de Guaxupé explica ação que suspendeu reajuste da COPASA idêntico ao de Divinópolis

Procuradora de Guaxupé explica ação que suspendeu reajuste da COPASA idêntico ao de Divinópolis

Image

O aumento da conta de água em Divinópolis se transformou em um pesadelo para muita gente. O reajuste médio de 49% ainda é motivo de muitas criticas. Algumas cidades conseguiram êxito na ação contra a empresa como é o caso da cidade de Guaxupé.

A TV Candides conversou com a procuradora geral da cidade de Guaxupé, para entender o porque a justiça acatou o pedido do município e suspendeu o aumento. Lisiane Durante disse que a mudança do objeto foi um dos motivos principais que fez a decisão ser diferente da ação do tribunal de justiça.

O novo valor é reflexo da unificação das tarifas aprovada pela ARSAE. Na prática, a agência extinguiu a tarifa de tratamento de esgoto e definiu uma única para o serviço, seja ela coleta ou tratamento. Essa nova tarifa representa 74% do valor pago pela água.  Em Divinópolis, 90% da população não conta com o tratamento de esgoto e teve o reajuste autorizado.

Essa é a defesa feita pela procuradora de Guaxupé. Ela cita que neste caso como o de Divinópolis o contribuinte está pagando para quem tem o serviço. A procuradora também falou sobre a resposta rápida. Lisiane disse que foram movidas duas ações, uma delas pedindo a tutela antecipada para agilizar o posicionamento da justiça e desta forma minimizar os prejuízos da população