No dia internacional dos Diretos Humanos Divinópolis comemora a implantação do Observatório do Centro-Oeste - Portal MPA

Publicidade

No dia internacional dos Diretos Humanos Divinópolis comemora a implantação do Observatório do Centro-Oeste

Postado em 10/12/2021 8:00

Tomar café pela manhã, escutar sua música favorita ou andar livremente pela cidade. Todas essas ações fazem parte do cotidiano de muitos divinopolitanos, mas poucos percebem que essas e outras práticas do dia a dia são direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Elaborada em 10 de dezembro de 1948 por diversos representantes políticos, jurídicos e culturais, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o documento é um marco na história dos direitos humanos. Pela primeira vez, foi estabelecido uma norma comum a todas as nações em proteção universal dos direitos e liberdades individuais e coletivas.

A declaração define os direitos básicos do ser humano. Em seus trinta artigos, estão listados os direitos básicos independentemente de nacionalidade, cor, sexo e orientação sexual, política e religiosa.

Veja os principais pontos dos direitos humanos:

– Os direitos humanos são fundados sobre o respeito pela dignidade e o valor de cada pessoa;

– Os direitos humanos são universais, ou seja, devem ser aplicados de forma igual e sem discriminação a todas as pessoas;

– Os direitos humanos são indivisíveis e interdependentes, já que não é suficiente respeitar alguns direitos humanos e outros não. Na prática, a violação de um direito vai afetar o respeito por muitos outros;

– Todos os direitos humanos devem ser vistos como de igual importância, sendo igualmente essencial respeitar a dignidade e o valor de cada pessoa.

Para valorizar e garantir esses direitos à cidade de Divinópolis comemora a implantação do Observatório dos Direitos Humanos do Centro-Oeste de Minas. O Observatório é uma via de defesa de direitos humanos. A entidade atua como canal de recebimento de denúncias e prestação de serviços. O Observatório nasceu dentro da sede da OAB em Divinópolis e conta hoje com membros de diversos segmentos da sociedade civil. A proposta é garantir que todos os direitos sejam respeitados. O Observatório atende na sede da OAB na Rua Alagoas, 60 no Centro. O telefone para informações é o 3221-5532.