fbpx
Pular para o conteúdo

Local de descarte de eletrônicos já funciona no bairro Porto Velho

Image

   

O Grupo de Educação, Ética e Cidadania (Geec), inaugurou em Divinópolis um novo contêiner do programa “Destino Certo”, para o descarte de lixo eletrônico. O ponto fica em frente ao novo posto de saúde do Porto Velho e também aceita a doação de livros.

Fones de ouvido, pilhas, celulares, computadores, eletrodomésticos. Todos esses utensílios, quando deixam de funcionar e não são mais aproveitados, viram lixo eletrônico. Mas o descarte irregular pode acarretar danos ao meio ambiente, além de ser crime. Por isso, há pontos corretos para a coleta desse material. Em Divinópolis, já são três contêineres instalados pelo Geec.

O novo contêiner fica na rua Tomaz Gonzaga, 02, bem em frente à Estratégia de Saúde da Família. Quem precisar fazer o descarte do material deve procurar o posto ou a liderança comunitária.

O Brasil é o quinto maior gerador de lixo eletrônico do mundo, segundo o estudo resíduos eletrônicos no Brasil, conduzido pelo radar pesquisas, em 2021. A média é de mais de 2 milhões de toneladas por ano. Em Divinópolis, o Geec também faz esse levantamento. 

Os contêineres são triados e encaminhados às empresas responsáveis pela reciclagem de cada tipo de equipamento. Neste ano, além do lixo eletrônico, o Geec também está aceitando a doação de livros, que podem ser entregues nos mesmos pontos.