Polícia alerta para novo golpe em Divinópolis: "Resgate do carro" - Portal MPA

Publicidade

Polícia alerta para novo golpe em Divinópolis: “Resgate do carro”

Postado em 16/05/2022 15:16
Publicidade

Em pouco mais de 20 dias, Divinópolis registrou o furto de 26 veículos – entre carros e motos. Para a Polícia Civil, não há um grupo criminoso específico agindo na cidade e a prática criminosos tem ocorrido de forma isolada, geralmente em áreas de movimento intenso de veículos. Com esse aumento de furtos, uma nova modalidade criminosa tem surgido. Os envolvidos no roubo fazem contato com a vítima pedindo o resgate do carro. 

Os furtos foram registrados por câmeras de vigilância. O homem que aparece de camisa verde caminha várias vezes pela calçada até cometer o furto da moto. O crime foi registrado na rua Goiás quase esquina com a avenida Antônio Olímpio, no centro. Rua São Paulo quase esquina com avenida Antônio Olímpio. O suspeito se aproxima, olha para os lados, retira o capacete que estava e sai tranquilamente.

A ousadia dos criminosos não para. Câmeras de vigilância na rua Rio de Janeiro, também no centro captaram o momento que duas pessoas, aparentemente menores de idade furtam esta moto. A dupla chega caminhando até que um deles para e urina em plena rua. Depois, ele se aproxima da moto, despista e senta no chão.

O outro suspeito vai até a esquina, retorna e senta na porta de um prédio. Os dois esperam o movimento a rua diminuir, furtam o capacete da moto ao lado e depois fogem. Dados da Polícia Civil mostram que entre os dias primeiro até 26 abril foram registrados na cidade nove furtos de carros e 16 motos foram furtadas nesse mesmo período.

A Polícia Militar deve ser acionada primeiro. Toda a corporação é avisada de um furto, por meio de rede de rádio e a partir daí, o trabalho se inicia. Uma resposta, que na maioria das vezes, não chega no instante da solicitação.

Ao ser vítima de um furto, vem o desespero. Na tentativa de receber alguma informação, várias pessoas estão divulgando número de telefone na internet. Com os dados da vítima expostos,  outra modalidade de crime tem surgido. Criminosos aproveitam dessas informações para pedir o resgate do veículo. A vítima, no desespero, acaba cedendo.

Grande parte dos furtos tem ocorrido na área central. Além das câmeras de vigilância de estabelecimentos comerciais, o sistema ‘Olho Vivo’ também auxilia a polícia na localização do veículo e dos possíveis autores. A Polícia Civil recomenda aos motoristas investir em itens de segurança para dificultar a ação de criminosos.