A varíola dos macacos ou monkeypox chegou ao Brasil no dia 09 de junho e de lá pra cá, os casos vem aumentando. Em Divinópolis, a Secretaria de Saúde monitora um adolescente de 16 e um homem de aproximadamente 40 anos. Eles estão em isolamento, aguardando os exames.
Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde investiga 331 casos prováveis. Já foram confirmados em todo o estado 101 casos. Um homem de 41 anos morreu na capital vítima de complicações da doença.
A varíola dos macacos causa o surgimento e bolhas e feridas na pele e inclusive sintomas como dores musculares, nas costas e cansaço excessivo. Acredita-se que o vírus causador da doença esteja presente em roedores. O contágio se dá por meio de contato próximo, relações sexuais e até mesmo a troca de objetos.
Os testes para diagnosticar a varíola do macaco ainda não foram disponibilizados em larga escala e a avaliação se restringe à fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte. Enquanto o resultado não sai, os pacientes vão permanecer em isolamento.