Centro Socioeducativo faz aniversário e destaca oito projetos de ressocialização

Postado em 10/07/2019 18:39

Há 12 anos, era inaugurado o Centro Socieducativo de Divinópolis. Nesse período, mas de 1.300 jovens já passaram pela internação. O objetivo, agora, é implantar novos trabalhos de ressocialização com jovens e adolescentes. Ao menos oito projetos internos são realizados, confira.

O Centro Socioeducativo de Divinópolis é um dos maiores da região e completou 12 anos de funcionamento nesta semana. São trazidos para cá, jovens infratores. Aqui eles cumprem as penas socioeducativas. Por questões de segurança, a unidade não pode informar o número de adolescentes reclusos. 

O menor pode ficar sob internação num prazo máximo de três anos, conforme a infração cometida. Na unidade de Divinópolis, várias atividades são realizadas com os educandos. Tem oficinas de corte de cabelo, confecção de quadros e mandalas e três vezes na semana, os que apresentam bom comportamento tem acesso às aulas de costura. Dentro da unidade funciona ainda uma escola pública, para que os jovem prossigam nos estudos.

Outro projeto interessante é a criação de galinhas e plantas medicinais. Os próprios adolescentes que cuidam. A iniciativa em desenvolver a atividade com as plantas partiu de uma agente que desenvolve um projeto de extensão na faculdade e que acompanha tudo de perto.

Pra quem já está aqui há mais de um ano, as atividades socioeducativas fazem diferença pra quem pretende estar em dia com a justiça e a comunidade. Se a ressocialização é a maneira de recuperar, porque não aliar à música? Esses adolescentes mostram que tem voz. Eles precisam e podem ser ouvidos.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!