Audiência pública debate situação da linha férrea e investimentos em Divinópolis - Portal MPA

Publicidade

Audiência pública debate situação da linha férrea e investimentos em Divinópolis

Postado em 10/12/2021 17:53

Uma audiência debateu o futuro da linha férrea no perímetro urbano de Divinópolis nesta sexta-feira (10). O plano de mobilidade urbana fala sobre a retirada dos trilhos da área urbana das cidades. A discussão foi em torno de trazer investimentos para a região aproveitando malha férrea existente.

A audiência foi realizada pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados. A principal pauta de discussão foi sobre a possibilidade de renovar a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que corta Divinópolis e outras cidades da região.

Em Divinópolis funciona a maior oficina de reparo de locomotivas, situada no bairro Esplanada. Pelos trilhos de Divinópolis passam composições carregadas de diversos produtos que ajudam no escoamento da produção em Minas Gerais, principalmente pelo custo reduzido do frete.

Também participaram da audiência prefeitos, vereadores além de lideranças econômicas e sociais. Também estiveram presentes membros do Ministério da infraestrutura, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT e da Comissão Pró-Ferrovias de Minas, da Assembleia Legislativa. O objetivo é que as ferrovias possam trazer ainda mais desenvolvimento.

O interlocutor da reunião, deputado Domingos Sávio frisou que as ferrovias trazem desenvolvimento, mas também precisam de investimento. A renovação das concessões é autorizada pelo governo federal e nesse caso, ampliações das ferrovias na região não foram descartadas.