Investimentos em Itauna põe Divinópolis fora da rota econômica do estado e ascende sinal de alerta

Postado em 29/03/2019 7:50

Divinópolis, a cidade da moda. Também já foi considerada um polo industrial, mas é o setor de prestação de serviços que tem feito a geração de empregos alavancar na cidade. Junto com o comércio, o setor de prestação de serviços gerou 430 postos de trabalho em 2018.

Porém para que haja emprego, é necessária da chegada de novas indústrias em Divinópolis. De acordo com a junta comercial de Minas Gerais, houve aumento no número de empresas constituídas no ano passado. Em 2018, foram 781. Em 2017, 534. Em contrapartida, também aumentou o número de empresas fechadas. Em 2017 foram 426, no ano passado 573.

Um dos motivos para queda no número de empresas constituídas é justamente o incentivo. E olha que espaço pra isso, Divinópolis tem. Ocupando uma área de pouco mais de 700 km quadrados, a cidade, em termos de território, é maior que a própria capital, e cidades como Betim e Contagem, com área territorial inferior a 400 km quadrados, mas que possuem, até empresas multinacionais.

Uma das áreas com um potencial pra ampliar e atrair novas empresas é o distrito industrial. São cerca de dez mil trabalhadores em quase 180 empresas. Nos últimos anos, somente uma empresa recebeu incentivos do município pra manter suas atividades aqui e mesmo que novas indústrias queiram se instalar, falta espaço.

Uma das obras que tornaria essa realidade diferente é a do complexo da ferradura, que consequentemente, facilitaria a implantação de um terceiro distrito industrial. A discussão sobre o desenvolvimento da cidade em torno de atrair novas empresas, já chegou à Câmara Municipal.

Foi montado dentro do legislativo uma comissão que busca acelerar o processo de emissão de alvará. Na cidade este pedido pode demorar cerca de um ano. Com impasses, sem incentivo, uma cidade com infraestrura a desejar, muita empresa desiste de se instalar por aqui e vai buscar incentivos em outros lugares.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com