fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Notícias
  • Grupo Gestor de Divinópolis monta comissão e apresenta proposta de flexibilização do comercio

Grupo Gestor de Divinópolis monta comissão e apresenta proposta de flexibilização do comercio

Image

Os impactos da pandemia do novo coronavirus em Divinópolis agora são medidos em números. Uma pesquisa realizada pela CDL avalia as consequências das medidas restritivas em Divinópolis. A ideia é municiar o Governo Municipal com informações sobre a situação das empresas e a capacidade de manutenção dos empregos, caso as atividades comerciais se mantenham paralisadas.

 O estudo foi feito entre os dias 02 à 07 de abril.  A pesquisa foi respondida por 80 empresários do setor do comércio e serviços de Divinópolis. Das empresas entrevistadas 68% pertencem ao comércio, 31% prestação de serviços e 1% indústria. De acordo com o levantamento, 50% das empresas entrevistadas têm de 1 a 10 funcionários e 79% têm até 20 empregados. Desde total 71% dos empresários afirmaram ter a necessidade de realizar demissões devido a atual suspensão das atividades. A cidade poderá chegar a 11 mil novos desempregados em 2020.

A perspectiva traz a analise do pior cenário econômico. Para tentar mudar estes dados na realidade o setor discute com o governo um planejamento de retorno. Segundo o presidente da CDL em Divinópolis, Luiz Ângelo o Grupo Gestor de Divinópolis formado pelas entidades de classe montou uma comissão para discutir o assunto. O projeto já teve avanços.

Segundo Luiz foi apresentado pelo Grupo Gestor de Divinópolis uma proposta de flexibilização do comercio ao comitê de enfrentamento ao coronavirus. O plano prevê o retorno com algumas imposições preventivas como: higienização dos ambientes, uso obrigatório de mascaras, controle dos números de pessoas no comercio, entre outras medidas. O setor agora aguarda um posicionamento da equipe técnica da prefeitura.