Estação de tratamento de esgoto começa a operar neste mês, diz a Copasa

Postado em 15/03/2019 16:28

A Estação de Tratamento de Esgoto deverá tratar cerca de 90 % do esgoto doméstico de Divinópolis. As obras deveriam ser entregues no fim do ano passado, mas foram adiadas.

O esgoto doméstico será captado no rio Itapecerica, na altura do bairro Candelária e num primeiro momento, a estação elevatória final fará a remoção dos sólidos e da areia. Em seguida o esgoto será bombeado para este outro ponto. Aqui também ocorre a remoção de óleos e componentes pesados.

O terceiro passo do tratamento consiste em passar a água por essas caixas de vazão. A parte líquida vem pra cá e em seguida, é levada para os reatores de tratamento. O processo nesse outro tratamento dura, em média, de seis a oito horas. É nesse instante que começa o processo de decantação.

A matéria mais pesada fica no fundo dos reatores. O tratamento do esgoto também gera resíduos que depois vão pra um aterro dentro da própria estação de tratamentos. Gases também são emitidos durante o tratamento. Daqui, os efluentes seguem tratados, de volta ao rio Itapecerica.

A previsão inicial da companhia de saneamento era entregar essas obras em 31 de dezembro de 2018. Mas devido a uma série de atrasos, não foi possível. Em um novo cronograma divulgado, a Companhia informou que as obras serão entregues até no fim do primeiro semestre de 2019. Num primeiro momento, os esgotos vindos dos bairros prolongamento bom pastor, candelária e jardim das oliveiras começam a ser tratados já partir do mês do março. Essa estação tem capacidade de tratar cerca de 400 litros de esgoto por segundo.

A Copasa ainda não terminou as obras de instalação de interceptores e estações elevatórias de esgoto na rua Pitangui e no bairro Manoel Valinhas. Nós exibimos os transtornos causados pela companhia, no mês passado, no Jornal Candidés.

A companhia de saneamento informou que nos próximos 30 dias. A obra está orçada em R$ 143 milhões. Quando estiver em pleno funcionamento, praticamente todo o esgoto doméstico de Divinópolis será 100% tratado.

 

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com