Publicidade

Equipamento que permite pouso com segurança colocaria Divinópolis em destaque na aviação

Postado em 21/11/2019 7:50

O Sistema de pouso por Instrumento é um dispositivo que fornece ao piloto duas informações essenciais: o eixo da pista e a trajetória ideal de planeio. O RNAV (navegação por área) faz com que o avião voe por uma rota com pontos de passagem estabelecidos de acordo com o plano de voo, com o apoio de sistemas de navegação por satélite embarcados nas aeronaves. 

O sistema auxilia o piloto no pouso sob condições de teto e visibilidade restritas, cujos parâmetros são previamente definidos e fornecidos ao piloto. É nesse momento que os instrumentos de precisão, presentes nos aviões e nos aeroportos, viram os protagonistas do sistema aéreo. Em Divinópolis o pouso ainda é feito por aproximação. É necessário que o piloto esteja vendo a pista para descer. Em dias nublados e chuvosos a situação fica desfavorável.

No Brasil, os principais aeroportos possuem o sistema. No estado de Minas Gerais muitas cidades do interior operam pouso com instrumento. A cidade de Araxá é uma delas. O equipamento da mais segurança as operações aéreas. A implantação deste sistema em Divinópolis é colocado por especialistas como uma ferramenta que pode permitir a expansão do aeroporto Brigadeiro Cabral.

Advertisement

O investimento é um dos pontos colocados como obrigatório pela Azul Linhas Aéreas para retomada dos voos comerciais em Divinópolis. Além da empresa voltar a operar na cidade, o novo sistema vai permitir o município ganhar destaque no setor da aviação. A cidade é hoje uma rota alternativa para os aviões que vão pousar em Belo Horizonte. Pela proximidade com a capital a cidade do Divino seria atrativa. Porém a falta do pouso por instrumento faz toda diferença.

Comente! *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
plataforma ead
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!