fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • Divinópolis
  • Documentário mostra o que é preciso para aeroporto de Divinópolis funcionar e expandir operações

Documentário mostra o que é preciso para aeroporto de Divinópolis funcionar e expandir operações

Image

Segurança. Esta palavra exemplifica bem a importância da implantação do pouso por instrumento no aeroporto Brigadeiro Cabral. O investimento é um dos pontos colocados como obrigatório pela Azul Linhas Aéreas para retomada dos voos comerciais em Divinópolis. Além da empresa voltar a operar na cidade, o novo sistema vai permitir o município ganhar destaque no setor da aviação, o que pode contribuir para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda.

O RNAV – Rotas de Navegação Aérea de voo por instrumentos é utilizado em outros aeroportos pelo Brasil, inclusive de cidade menores que Divinópolis. Araxá é uma delas. A cidade é hoje uma rota alternativa para os aviões que vão pousar em Belo Horizonte. Pela proximidade com a capital a cidade do Divino seria muito mais atrativa. Porém a falta do pouso por instrumento faz toda diferença.

O pouso é um dos momentos mais delicados da operação aérea, é quando mais se exige capacidade do piloto, da aeronave, do sistema como um todo. Hoje em Divinópolis ele é feito por aproximação, ou seja, o piloto precisa estar vendo a pista para descer. Em dias nublados ou com chuva a situação fica muito complicada. Saber sobre a movimentação de outras aeronaves é um ponto ainda mais delicado. Tudo isso potencializa a possibilidade de acidentes.

O documentário foi criado justamente para mostrar a importância de dois equipamentos. O pouso por instrumento e a Estação de Rádio. Os dois investimentos devem custar hoje cerca de 1 milhão de reais. A ideia é sensibilizar o Governo Federal sobre a importância do Aeroporto Brigadeiro Cabral, e como ele pode contribuir para o estado. O projeto cria boas expectativas econômicas para Divinópolis. O Jornal Candides exibe a partir de hoje, 18 uma série de reportagens que mostra este documentário. É a partir das 19 horas.