Divinópolis está entre as cidades com melhor índice de competitividade do estado

Postado em 28/10/2019 11:04

O estudo compara as 853 cidades e as oito regiões de planejamento do SEBRAE em Minas Gerais. Entre as regiões, o Centro de Minas é a que apresenta o melhor Índice de Competitividade, na frente do Triângulo Mineiro e Sul. A pesquisa aponta características locais que podem gerar vantagens competitivas.

A cidade de Belo Horizonte lidera o ranking. Divinópolis está entre os 10 municípios com o melhor índice. O indicador mostra onde há melhor estrutura para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPE). O índice se baseia em fatores como Performance Econômica, que abrange os aspectos relacionados à atividade econômica, ao comércio internacional, à remuneração e ao emprego.

O estudo também avalia suporte aos negócios, que compreende o mercado de trabalho, instituições de apoio e multiplicidade da economia; Infraestrutura básica, que analisa as políticas de educação, saúde e meio ambiente, Capacidade de alavancagem do governo, sobre as finanças públicas, e Quadro Social, que engloba os principais indicadores sociais.

O estudo utiliza o método do Índice de Competitividade das Nações, calculado pelo International Institute for Management Development (IMD), que mede a capacidade do país de criar e manter um ambiente competitivo para as empresas. Apesar do bom resultado, especialistas alertam que existe ainda um desafio a ser enfrentado. A facilidade de liberação de licenças ambientais pode deixar o município ainda mais competitivo.

Veja também
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Este conteúdo é protegido!