Divinópolis confirmou nesta quinta-feira, 09 duas mortes causadas pelo coroavírus. Uma médica de 46 anos estava internada há 15 dias e uma idosa de 81 anos, natural de Nova Serrana, também morreu. As duas estavam no CTI de um mesmo hospital. O hospital Santa Mônica.
A primeira vítima fatal do coronavírus em Divinópolis foi a medica Ana Cláudia Monteiro Oliveira Araújo. Ela tinha 46 anos e estava internada o Centro de Terapia Intensiva. A outra vitima é uma paciente de 81 anos. Os exames de imagens são compatíveis com a doença causada pelo COVID-19.
De acordo com a Vigilância em Saúde, informalmente, já há profissionais da saúde testando positivo para doença, uma situação que preocupa. Sobre alteração no decreto que fecha o comércio, o município informou que fará uma nova avaliação no dia 13 de abril e aguarda decisões do governo estadual.
Enquanto as medidas não são alteradas o secretário de saúde de Divinópolis Amarildo Souza foi enfático ao pedir que as cidades da região respeitem o distanciamento social, pois na maioria das vezes, os pacientes procuram unidades médicas com mais estrutura, como é o caso de algumas em Divinópolis.
O hospital São João de Deus já organizou um andar inteiro, com trinta leitos de convênio voltados aos pacientes, mas mesmo com as medidas de restrição, a população tem descumprido as regras. A diretora de Vigilância em Saúde destacou que ficar em casa é a melhor alternativa, mas não descartou a possibilidade de um isolamento geral com o “Lock Down”, ou toque de recolher. Ela enfatizou que esta situação pode acontecer se a secretaria achar a ferramenta necessária para diminuir a curva de incidência da doença.